Subprefeitura busca reduzir número de solicitações pendentes de poda e remoção de árvores por meio de mutirão de vistorias

Desde o mês de fevereiro, a Subprefeitura está promovendo em parceria com a Assessoria Técnica de Obras e Serviços (A.T.O.S./SMSP) da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, um mutirão de vistorias para reduzir o número de solicitações pendentes relacionadas a podas e remoções de árvores nas regiões por ela atendida

Denominada “Força Tarefa”, a iniciativa conta com 12 engenheiros agrônomos de ATOS, mais os engenheiros agrônomos da equipe da Supervisão Técnica de Limpeza Pública – Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura Lapa.

O primeiro passo foi realizar um levantamento do volume dos SACs (Serviço de Atendimento ao Cidadão) pendentes e eliminar as solicitações cadastradas no sistema em duplicidade.

Em cimas das informações obtidas foram elaborados roteiros que orientam o trabalho das equipes, que saem diariamente com uma relação de endereços para a realização das vistorias. Para tornar a informação mais acessível internamente, todas as solicitações, inclusive as novas, estão sendo cadastradas em um banco de dados, o que facilita a gestão das solicitações e o repasse das informações aos munícipes, quando necessário.

Outra vantagem do mutirão é que as informações provenientes destas vistorias serão cadastradas também no Sistema de Gerenciamento de Árvores Urbanas (SISGAU), do “Programa Identidade Verde”, que realiza um mapeamento detalhado das árvores da região e acompanha a sua evolução, possibilitando agir preventivamente, aplicando os tratamentos necessários para que as árvores permaneçam saudáveis, diminuindo os riscos de queda e os transtornos à população.

“Diante do número de solicitações pendentes e da urgência em atendê-los, o Subprefeito se reuniu com o Secretario e nasceu a“Força-Tarefa”, medida que além de organizar as demandas, agiliza o cuidado com as áreas verdes, pois a região da Subprefeitura Lapa é uma das mais densas da cidade em arborização” explica o engenheiro agrônomo Rafael Golin Galvão, de A.T.O.S.


Os números

No mês de março, foram cadastradas 4.325 solicitações no banco de dados, sendo 1.582 encaminhadas para a vistoria e 2.743 aguardam para ser vistoriados, foram encontrados no sistema, 394 SACs em duplicidade e 27 foi número de árvores identificadas com necessidade de remoção emergencial.

 

A previsão é de que o mutirão encerre entre julho e agosto deste ano.