II Conferência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reúne população dos seis distritos para debater soluções para a região

Interessados em debater e apontar soluções para os problemas existentes em sua região, moradores dos seis distritos atendidos pela Subprefeitura (Barra Funda, Jaguará, Jaguaré, Lapa, Perdizes e Vila Leopoldina), quase lotaram o auditório da Faculdade Flamingo na Barra Funda, para a realização da II Conferência Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura, ocorrida no último sábado (26/02)

Na parte da manhã, os participantes assistiram à palestra “Cidades, Sociedade e Mudanças Climáticas”, ministrada pelo engenheiro civil, mestre em Saúde Pública e doutor em Saúde Pública e Ambiental, Rubens Harry Born, do Instituto Vitae Civilis, que abriu a conferência. Patrícia Marra Seppe, da SVMA (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente) apresentou “Indicadores Ambientais no Território da Subprefeitura Lapa”.

 

Ainda na parte da manhã, a Subprefeitura fez uma breve apresentação sobre ações de conservação de áreas verdes, apresentando iniciativas, como o Termo de Cooperação, instrumento que a ajuda na manutenção de praças e áreas verdes e o programa “Zeladoria de Praça”, projeto social que capacita cidadãos desempregados para atuarem na conservação de parte das 317 áreas verdes existentes na região, realizado em parceria com a Secretaria do Trabalho e com a SVMA.

 

O Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, da Lapa (CADES-LAPA), apresentou também um resumo das ações realizadas ao longo da Gestão 2009-2011.

 

O Subprefeito compôs a mesa de encerramento da primeira parte da conferência, juntamente com Susana Basualdo, representando o Secretário do Verde e do Meio Ambiente, Lucimar Rodrigues, Diretora da Unidade Barra Funda da Faculdade Flamingo e Maria Laura Fogaça Zei, representando o CADES-LAPA.

 

O Subprefeito, que também é presidente do CADES-LAPA, agradeceu aos conselheiros presentes pelo trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos e ressaltou a importância de eventos, como a Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “É importante debater e tirar ações concretas em busca de um desenvolvimento sustentável. Não adianta acharmos que não haverá desenvolvimento e que tudo ficará estagnado. Precisamos encontrar meios para garantir que este desenvolvimento aconteça, mas de forma sustentável e responsável”, declarou.

 

À tarde, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho (GTs), em salas diferentes, que contaram com um relator e um mediador cada uma, para a discussão e o levantamento dos principais problemas da sua região e também as propostas, buscando formar um documento único que possa servir de base para os próximos gestores na administração pública.

 

Os documentos gerados pelos grupos 1, 2 e 3 serão disponibilizados nos endereços: http://lapa.prefeitura.sp.gov.br e www.redelapa.wordpress.com