Descoberta fraude em tanque de combustível

O pátio do setor de obras da Subprefeitura Lapa foi utilizado para desmascarar uma nova modalidade de fraude na adulteração de combustíveis. Na tarde de quarta-feira (8), o prefeito Gilberto Kassab, a subprefeita Soninha Francine e o secretário Municipal de Controle Urbano, Orlando de Almeida, acompanharam a abertura de um tanque de combustível de 30 mil litros, que em seu interior tinha escondido um reservatório com capacidade de 400 litros que era utilizado exclusivamente para guardar combustível de qualidade e, desta forma,  burlar a fiscalização e ludibriar o cidadão. 
Com o trabalho da  Força-Tarefa da Prefeitura, formada por técnicos e fiscais do Contru, Agência Nacional de Petróleo (ANP), Subprefeituras, Polícia Civil, Polícia Fazendária, Polícia Federal, com o apoio da Guarda Civil Metropolitana, CET e Secretaria Municipal de Controle Urbano e Secretaria da Coordenação das Subprefeituras comprovou que o combustível era adulterado, numa fraude inédita em São Paulo, com um reservatório instalado dentro do tanque principal. 
O tanque de combustível foi retirado na segunda-feira, dia 6, o Posto Portal do Jaguaré, no bairro do Jaguaré, a interdição realizada dias antes, em 21 de março pela Secretaria Municipal de Controle Urbano. Até então a fiscalização nunca havia constatado este tipo de fraude nem retirado do subsolo um tanque de um posto por causa de irregularidades. O pequeno tanque de 400 litros continha a gasolina de qualidade, que era a recolhida nas fiscalizações. Mas a que chegava ao tanque do consumidor era a adultera. “Isso é revoltante”, explicou o prefeito Gilberto Kassab após abertura do tanque. 
Segundo o Secretário Municipal de Controle Urbano, Orlando de Almeida, o reservatório maior, cujo combustível era vendido para a população, continha gasolina com 47% de álcool. Já o reservatório menor, utilizado para burlar a fiscalização, apresentava gasolina com 25% de álcool, ou seja, dentro do padrão da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).