Praças viram locais de eventos comunitários

A partir da vontade da menina Alice de comemorar seu aniversário de quatro anos na Praça François Bélanger, no Alto de Pinheiros, Zona Oeste, moradores da região tiveram a idéia de realizar piqueniques comunitários temáticos em praça pública. Inicialmente, pensaram em utilizar o mesmo local todos os últimos domingos de cada mês. No entanto, o sucesso do primeiro evento, realizado em 29 de março, fez com que os organizadores ampliassem a iniciativa e tornassem o evento itinerante. O próximo encontro acontece nesse domingo (26), na Praça Paulo Schiesari, na Lapa, com o tema Movimento e foco na terceira idade.

O encontro começa às 10 horas e terá aulas de ginástica ministradas por professores da academia Ecofit e apresentações da escola de dança Pulsarte. Qualquer pessoa pode participar, basta apenas levar seu próprio alimento – os organizadores incentivam o consumo de comidas saudáveis, e que as pessoas façam trocas. O objetivo do evento é estimular a apropriação dos espaços públicos, além de criar uma governança local.

A praça em que aconteceu o primeiro piquenique, a François Bélanger, foi reformada pela Subprefeitura Pinheiros no final de 2008, na mesma época em que a pequena Alice pediu para a mãe que sua festa de aniversário fosse realizada no local. “Todos os vizinhos foram convidados e a comunidade apareceu em peso”, conta Cecília Lotuffo, mãe de Alice e principal idealizadora do evento.

Mais de 50 pessoas, entre crianças e adultos, participaram do piquenique, que teve a “Contação de História” como tema. Ali, a comunidade pôde conhecer mais sobre a vida do líder indiano Mohandas Gandhi, que passou para a história como Mahatma (Grande Alma) Gandhi. Os próximos encontros já têm temas definidos: em maio, será montada em praça pública uma oficina de mosaico e, em junho, será a vez de uma tradicional festa junina. Outras duas praças estão no roteiro para receber esses eventos.

Ocupação dos espaços públicos

O piquenique comunitário é a segunda iniciativa de ocupação de espaço público na região da Subprefeitura de Pinheiros. Aos domingos, das 17 às 20 horas, a Praça General Gentil Falcão, no Brooklin Novo, é “invadida” por dançarinos de tango e pessoas interessadas em aprender a dança. O evento já atrai cerca de 400 pessoas e começou a ser realizado no início de março deste ano. A praça também foi revitalizada pela subprefeitura no final do ano passado.

 
SERVIÇO:

Evento: Piquenique Comunitário - Movimento
Data: Domingo, 26 de abril de 2009
Hora: a partir das 10 horas
Local: Praça Paulo Schiesari – localizada na Rua Pedro Soares de Almeida com Rifaina
Grátis