Novo Centro de Apoio ao Trabalho oferece mais microcrédito

O Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) Lapa abriu hoje as portas da nova sede, mais confortável e com maior acessibilidade a deficientes. Até fevereiro, a unidade funcionava na rua Catão. São 15 guichês de atendimento, sala de informática com 20 computadores, sala do Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet), três salas multiuso e a nova agência do São Paulo Confia. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h.

"Não há quem tenha mais dificuldades do que quem precisa de um emprego. É fundamental que o poder público esteja ao lado destas pessoas. E é isto que fazemos em mais esta unidade, para que as pessoas possam, o mais rápido possível, sair desta situação", declarou o prefeito Gilberto Kassab na entrega da unidade do CAT Lapa e da 14ª agência do São Paulo Confia. Os serviços funcionam no novo prédio, instalado na rua Monteiro de Melo, 342, Zona Oeste. Kassab destacou que o evento faz parte de uma série de atividades que marcam as comemorações pelo Dia do Trabalho nesta sexta-feira.

A unidade se integra a outros quatro Centros que têm por objetivo auxiliar a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho, agindo como intermediário entre empresas e mão-de-obra. Os CATs também ajudam na inclusão social de deficientes no mercado de trabalho, na resolução de pendências financeiras de trabalhadores endividados que têm restrições cadastrais junto ao Sistema Central de Proteção ao Crédito (SPC), e na obtenção do seguro-desemprego. Os CATs têm, ainda, a finalidade de oferecer cursos de qualificação profissional para auxiliar os usuários a melhor se capacitar para ocupar os postos de trabalho oferecidos.

  "Aqui nós buscamos emprego para o trabalhador; temos o Pacet, que ajuda a limpar o nome dos trabalhadores que estejam nos sistemas de proteção ao crédito, oferecemos capacitação. Nossa proposta é transformar os CATs em unidades semelhantes ao Poupatempo com enfoque no trabalho", afirmou o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcos Cintra.

  Os CATs oferecem atualmente cerca de 15 mil vagas. A meta desta administração é entregar, até 2010, quatro novas unidades para atendimento em diferentes regiões da Cidade. Ainda neste ano deverá ser entregue o CAT São Mateus, Zona Leste.


14ª Agência São Paulo Confia 

 
Na mesma cerimônia foi inaugurada a 14ª agência do São Paulo Confia, que oferece financiamento para pessoas de baixa renda na busca por novos empreendimentos. O crédito varia de R$ 50,00 até R$ 7 mil e a taxa de juros é de 3,9% ao mês. O pagamento das parcelas é semanal ou quinzenal, com prazo de oito a 38 semanas ou de 11 a 24 quinzenas.

Na quarta-feira, às 9h30, será entregue a nova agência do São Paulo Confia no Jardim Ângela, Zona Sul. A unidade fica na estrada do M'Boi Mirim, 4.419. A inauguração será mais um evento da Semana do Trabalhador, que terá também, no dia 30, a inauguração do 1° Centro Municipal de Formação Profissional de São Paulo e a apresentação do Portal do Trabalho, no CAT Luz, região central da Cidade.