Subprefeitura Lapa realizou 1ª Audiência Pública para implantação do Parque Villas Bôas

No dia 05 último realizou-se no Colégio Santo Ivo a primeira audiência pública prevista para a implantação do Parque Villas Bôas no espaço da antiga Usina de Compostagem, na região da Vila Leopoldina.
Criado oficialmente em 2008 através de projeto de lei do Vereador Gilberto Natalini, o Parque é demanda da comunidade local desde 2003. Dificultado por se tratar de área com passivos ambientais - além de ainda ser ocupado atualmente por duas cooperativas de separação de material reciclável do programa Coleta Seletiva da prefeitura, o processo foi retardado até que as análises da contaminação fossem realizadas a fim de servir como base para a elaboração da primeira fase do projeto. Um grupo técnico com representantes da SVMA, da Limpurb, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente - sob coordenação da Subprefeitura da Lapa - foi criado para elaborar o cronograma de implantação apresentado na Audiência. Representantes de cada um desses orgãos e vários representantes das comunidades locais estiveram presentes para comentar e sugerir melhorias ao projeto que foi elaborado e apresentado pelo arquiteto andré Graziano. A grande surpresa do evento foi a presença da Família Villas Bôas, responsável pelo acervo pessoal de Orlando Villas Bôas e que ficará exposto no futuro parque.

Outras audiências devem ser realizadas durante a concretização do projeto, que tem como prazo 24 meses desde a contratação do projeto executivo até a finalização da implantação do Parque.

Texto: Ricardo Ribeiro

(Texto: Ricardo Ribeiro - revisão: Lylian Concellos)