Subprefeitura promove diálogo com Rede Lucy Montoro e sociedade civil

Encontro teve como eixo central o fortalecimento do Lapa + Saudável

A Subprefeitura Lapa realizou na última segunda-feira, 10/08, um bate-papo com profissionais da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. O encontro ocorreu no auditório da Subprefeitura e contou também com presença da Coordenadoria Regional de Saúde Oeste, da iniciativa privada e da sociedade civil. O objetivo da iniciativa foi fortalecer o Programa Lapa + Saudável, focado na promoção da qualidade de vida e do bem estar da população lapeana por meio da disponibilização de atividades físicas e acompanhamento individual do cidadão.

Sociedade civil em roda de conversa na subprefeitura Lapa

O programa colocado em prática neste ano ganhou local fixo. A programação é disponibilizada gratuitamente, três vezes na semana, sendo às segundas, quartas e sextas, entre 8h30 e 12h30, embaixo do Viaduto da Lapa, na rua Aristides Viadana, 63 - Lapa de Baixo. A programação inclui serviços de vacinação, fisioterapia, ginástica laboral, exercícios respiratórios, propriocepção e marcha, prevenção de quedas, exercícios de alongamentos e fortalecimento, controle de pressão arterial, avaliação postural e orientações, atividade física e triagem.

Subprefeito Leonardo Casal Santos com sociedade civil  e pública

“Nosso objetivo é unir os diferentes atores sociais, promover a inclusão e a integração dos espaços públicos, de modo que a sociedade se sinta protagonista e parte de todo o processo de desenvolvimento regional”, explica o subprefeito, Leonardo Casal Santos.


Para a presidente do Conselho Diretor do Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) - Rede Lucy Montoro, Linamara Rizzo Battistella, a integração entre os programas públicos e a sociedade civil é fundamental. “Estamos à disposição para somar e ampliar a iniciativa por meio dos serviços de reabilitação oferecidos gratuitamente pela Rede Lucy Montoro aqui na região e reconhecido nacionalmente. O hospital salva vidas, mas quem devolve o indivíduo para a sociedade é a reabilitação. Por isso fortalecer estratégias de acesso aos serviços é muito importante para a sociedade, principalmente em meio à pandemia”, destaca.

Linamara representante da Rede Lucy durante sua fala no evento


Lapa + Saudável
O Programa Lapa + Saudável foi implantado pela Subprefeitura Lapa em parceria com a iniciativa privada e oferece uma programação preventiva de saúde e bem estar aos moradores da região. Os serviços incluem vacinação, fisioterapia, ginástica laboral, exercícios respiratórios, propriocepção e marcha, prevenção de quedas, exercícios de alongamentos e fortalecimento, controle de pressão arterial, avaliação postural e orientações, atividade física e triagem.

O programa passa a funcionar neste mês em local fixo, com agenda três vezes na semana. Outras programações itinerantes como vacinação e orientação preventiva de saúde e bem estar são levadas semanalmente em pontos estratégicos da região, como comunidades e locais de grande acesso ao público.

Auditorio com subprefeito à frente sentado durante o uso da palavra

Neste momento, a agenda ocorre em parceria com o curso de fisioterapia e enfermagem do Centro Universitário Sant`anna. O objetivo é que novas parcerias sejam firmadas e o programa seja expandido para outros bairros da região.
Para mais informações acesse: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/lapa/ ou entre em contato com a Subprefeitura por meio do telefone: 11 33967502.

Participação democrática da sociedade civil e atores sociais

Rede Lucy Montoro
O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Lapa oferece um conjunto de laboratórios de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades de vida prática composto por atividades que promovem experiências reais ou simuladas. Nestes laboratórios, as vivências são guiadas por profissionais de saúde e técnicos de artes, que aliam técnicas de educação, arte, esporte e conceitos de lazer e cultura acessíveis para possibilitar vivências e treinamentos que contribuam para sua participação ativa na sociedade e plena inclusão na comunidade em que vive.

Para mais informações e inscrição, entrar em contato pelo telefone (11) 3803-4643/4611.