Comunidade Areião ganha a arte do grafite

Brincadeira e arte de forma criativa para mais de duas mil famílias

Nos dias 03 e 04 de julho, os moradores na Comunidade do Areião, no distrito do Jaguaré, ganharam diversos grafites. O projeto foi articulado pela Subprefeitura Lapa em parceria com a líder da comunidade e os grupos ImaginaC e Plimkits, iniciativas que atuam que atuam para engajar famílias com atitudes e práticas sustentáveis. Participaram da ação 150 crianças com idades de 4 a 10 anos.

Imagem de muro colorido com pintor sobre a escada

"É maravilhoso ver nosso bairro melhorar e as crianças, nosso futuro, sendo incluídas em uma experiência tão positiva como essa, que muda não só a cara da nossa comunidade, mas também a visão da sociedade", explica a líder Glaucia Reis. 

coração rosa pintado com a mensagem o areião precisa de mais amor solidário

Além de ter suas marcas registradas nas paredes e manifestar suas imaginações, 50 delas produziram ainda seus próprios personagens. Foram grafitados 12 personagens em um muro com comprimento de 100 m². Foram utilizadas ao todo três latas de tinta com 18 litros, rolos de pintura e 100 latas de sprays doadas pela empresa Provac, por meio de articulação da Subprefeitura da Lapa. “As artes trazem diversas mensagens positivas, entre elas, desenhos que refletem paz, amor, cuidado, esperança, ternura e valorização da criança”, diz Nayana Brettas, fundadora do ImaginaC e criadora dos personagens do planeta ImaginaC.

Mulher com vestido verde com coração rosa, faixa rosa e máscara e muro ao fundo pintado e colorido

"O primeiro passo foi enviar vídeos para as crianças da plataforma planeta ImaginaC, que uma vez utilizada, da voz e visibilidade às crianças na construção de um mundo melhor. A narrativa estimula de modo lúdico o embarque a um foguete rumo ao Planeta ImaginaC, onde seis criaturas fantásticas são apresentadas," relata. O objetivo do projeto foi estimular crianças e famílias a desfrutarem da experiência de modificar para melhor o lugar onde moram. Dois personagens foram escolhidos para serem os mascotes do Areião e vão virar camisetas para as crianças que os criaram, entre eles está o Super Dino, com o super poder do amor e a Dona Mistura, com o super poder da alegria.

cinco crianças de frente para o mudo e de costas para a câmera olhando para os desenhos feitos

A ação foi realizada por meio de uma articulação da Subprefeitura da Lapa com a liderança comunitária e demais parceiros do local, entre eles, Loga Logística Ambiental, Ecoss Ambiental, Sabesp, Associação dos Moradores do Areião e empresas privadas.

"A Subprefeitura Lapa está animada em contribuir com mais essa ação. Uma iniciativa que reflete positivamente na comunidade, pois de um jeito divertido, trouxe um rosto diferente para os moradores da Comunidade", relata o subprefeito Leonardo Casal Santos.

Fotos: Cristhiane Evangelista