Região administrativa da Subprefeitura Lapa recebe nova iluminação

Troca de lâmpadas e instalação de novos postes de luz foram efetuadas recentemente

A escadaria da Praça Lola Brah, próxima à Avenida Sumaré, recebeu neste mês, nove pontos de iluminação de led. As instalações foram feitas pela Secretaria Municipal das Subprefeituras por meio da Ilume e da Subprefeitura Lapa.

Imagem da iluminação de led na Praça Lola Brah

Quem passar pelo local à noite já poderá ver a área totalmente iluminada. Em 2019 uma escadaria foi construída pela Subprefeitura para facilitar o acesso dos pedestres ao metrô Sumaré. Neste ano, equipamentos de Academia de Terceira Idade (ATIs) e lixeiras de concreto foram instalados e agora, o espaço recebeu também iluminação para maior segurança e comodidade dos frequentadores.

Outro serviço realizado na última semana pela Subprefeitura foi limpeza e corte de grama. Em breve outras melhorias chegarão à região.

Imagem com equipe de limpeza e ATIs em destaque e homens trabalhando ao fundo

Nova iluminação

Outros pontos da região também receberam recentemente iluminação led, entre eles, a Avenida Dr. Arnaldo e a Rua Schilling, na Vila Leopoldina.

De acordo com a Secretaria Municipal de Subprefeituras, desde a retomada do contrato de iluminação pública, em agosto de 2019, até o mês de abril deste ano, foram 26.972 pontos de modernização e ampliação na cidade de São Paulo.

Momento da instalação das iluminação na Praça Lola Brah com agentes públicos na foto

A previsão é que todos os pontos de iluminação sejam em Led em até 5 anos. Além de iluminar mais, a nova iluminação traz benefícios como economia e segurança para toda a cidade de São Paulo”, comenta Leonardo Casal Santos, Subprefeito da Lapa.

Ilume

A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Iluminação Pública (ILUME), informa que o contrato Parceria Público-Privada (PPP) foi retomado em agosto de 2019 e prevê, dentre outras intervenções, a modernização/eficientização de toda a iluminação pública para LED, ampliação e manutenção da rede.

A iluminação em LED tem maior capacidade luminosa o que aumenta a segurança, além de menor consumo de energia e maior tempo de duração.

O contrato tem a vigência de 20 anos. Toda essa modernização faz parte do contrato vigente.

Os locais foram definidos a partir dos índices de criminalidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

O ILUME, junto ao consórcio Ilumina SP, responsável pelo contrato, têm mapeado os pontos para ampliação e modernização na cidade. Os pontos estão inclusos no cronograma de execução.

Além desses critérios, existe um plano de operação para que toda a rede de iluminação seja modernizada em até 5 anos.

De agosto de 2019 a maio de 2020, foram 30.029 pontos eficientizados. Também foram instalados 5.429 novos pontos de iluminação pública municipal.

Para acompanhar diariamente os serviços de zeladoria da região acompanhe as redes sociais da Subprefeitura Lapa. 

Assessoria de imprensa