Prefeitura realiza recapeamento da Rua Cerro Corá

Obras, que tiveram início na segunda (30), contemplam 2.430 metros quadrados de via

A Prefeitura de São Paulo, por meio por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, iniciou, na última segunda-feira (30), o recapeamento da Rua Cerro Corá.

O recapeamento abrange toda a extensão da via, de 2.430 metros quadrados, entre a Rua Diógenes Ribeiro de Lima e a Rua Heitor Penteado, compreendendo as regiões administradas pelas Subprefeituras Lapa e Pinheiros.

As ações incluem, ainda, o serviço de concordância de sarjetas, conforme a necessidade em cada trecho contemplado. Para evitar transtornos no trânsito local, o recapeamento será realizado, primeiro, em uma das faixas. Após a finalização, os trabalhos se iniciam na outra faixa.

Como é realizado o recapeamento da via
- Após a concordância de sarjeta (quando necessário), o serviço é iniciado com a fresagem na via, feito por um equipamento que passa raspando o asfalto desgastado ou danificado.
- Em seguida, outro equipamento faz a cobertura de massa asfáltica.
- Por fim, um rolo compactador, com água, nivela e faz o resfriamento do novo asfalto.

Assim que o local é finalizado, o trecho é desinterditado imediatamente.

Sobre o programa de recapeamento:
O programa de recapeamento é um dos serviços de zeladoria sob coordenação da Secretaria Municipal das Subprefeituras. O programa, que começou em novembro de 2017, realiza o recapeamento das vias prioritárias da capital. Desde o início do programa, 291 vias foram recapeadas, totalizando 402.462 metros e 5.447.110 m² de área renovada.

No dia 21 de novembro de 2019, o prefeito Bruno Covas assinou a contratação de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões para o financiamento do Programa de Recapeamento da Cidade de São Paulo. A previsão é que os recursos permitam a recuperação de 3,2 milhões de metros quadrados de vias públicas até o fim de 2020.

O programa traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto e cuidados durante sua aplicação, o que garante maior durabilidade ao recapeamento. As empresas responsáveis só entregam o trabalho com a garantia e a avaliação de técnicos que considerem que o recapeamento não apresenta nenhuma necessidade de correção. Caso haja algum dano após a finalização das obras, as empresas realizam o reparo. Portanto, o atendimento da malha viária acontece concomitantemente, ou seja, ações de tapa-buraco não excluem o recapeamento.

Ao contrário das ações anteriores, em que a recuperação do pavimento era padronizada e uniforme, é feita uma avaliação do pavimento existente por meio de levantamentos e inspeções permitem a aplicação do asfalto personalizado para cada via. Os materiais são os mesmos utilizados na Europa, Alemanha, Suécia e Inglaterra, e apresentam vantagens como alta resistência à deformação, maior vida útil e resistência a derrapagens.