Subprefeitura Lapa promove oficinas gratuitas à população

Transparência, inovação, tecnologia e participação são temas tratados pelo Governo Aberto

As oficinas gratuitas sobre Governo Aberto na Lapa reuniram entre nos dias 14/09 e 30/10 participantes em torno de temas que abordaram a participação social por meio do uso de dados e objetivos do desenvolvimento sustentável. As oficinas são uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo e compõem o Programa de Metas 2019-2020 do prefeito Bruno Covas, que avalia ser importante dar transparência às ações da administração e capacitar cidadãos para as práticas de prestação de contas.

Coordenadora de assuntos de Governo Aberto da Secretaria de Governo, Patrícia Marques, e Subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos

O subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, que participou da organização e da abertura das oficinas, disse que “a proposta de Governo Aberto é exatamente o que tem trabalhado desde o início da gestão, ou seja, o uso da tecnologia para alcançar mais pessoas e assim ensinar como o uso de ferramentas pode aumentar a participação social, empoderar a população, além de engajar a sociedade em temas importantes através de inovação e transparência nas ações”. Para ele, a iniciativa demonstra uma administração comprometida com a população.

Até dezembro de 2019, a população de São Paulo terá a oportunidade de participar de oficinas gratuitas sobre 32 diferentes temas relacionados a governo aberto. As oficinas são oferecidas em todas as regiões da cidade e o público recebe certificado de participação. O programa Agentes de Governo Aberto, que já está em sua 4ª edição, integra o Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo para o biênio 2019/2020, e tem o objetivo de fortalecer o Governo Aberto na Cidade de São Paulo.

Palestrantes e membros da imprensa local

O programa Agentes de Governo Aberto é coordenado pela Supervisão para Assuntos de Governo Aberto da Secretaria do Governo Municipal, em parceria com a Controladoria Geral do Município e a Secretaria Especial de Relações Sociais. As oficinas são ministradas e planejadas por 32 agentes formadores escolhidos em processo de seleção realizado pela Prefeitura de São Paulo. A distribuição das oficinas é feita de modo a atingir as áreas de todas as regiões da cidade, para isso, o programa atua em parceria com as 32 subprefeituras.

Palestrantes e folder do projeto

Balanço:

De setembro a outubro, cerca de 1.800 munícipes já participaram de 198 oficinas em São Paulo, 13 delas na Zona Oeste e quatro na Lapa, com 70 participantes. O calendário do programa tem atividades até 15 de dezembro e está disponível no site da Prefeitura de São Paulo. Confira as próximas oficinas que acontecerão na Lapa:
09/11 - 16h30 às 18h30: oficina “Empoderando cidadãos na cultura digital”, no UNICEU Jaguaré - Av. Kenkiti Simomoto, 80 - Jaguaré
14/11 - 19h às 21h30: oficina “Ocupando nosso espaço: Mapeando e Fortalecendo a Participação Social”, na Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000.
30/11 - 09h30 às 12h: oficina “Construindo comunidades inovadoras a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de dados do município”, no Telecentro da Biblioteca Mário Schenberg - R. Catão, 611 - Vila Romana, Lapa.

Mais informações:
Subprefeitura Lapa
Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 3396-7510