Prefeitura vai contratar sistema que vai economizar até R$ 517,5 mil por ano com estoques de materiais de consumo imediato

Almoxarifado Virtual vai funcionar em 13 unidades do grupo piloto e garante que os insumos necessários sejam fornecidos no momento preciso

A Prefeitura de São Paulo lançou um pregão eletrônico para a contratação de serviços continuados de almoxarifado virtual. O objetivo da licitação é otimizar espaços, agilizar o atendimento e reduzir custos. O projeto piloto será implementado em 13 unidades da Prefeitura.

O Almoxarifado Virtual representa uma estratégia inovadora da Secretaria Municipal de Gestão para aplicação do método conhecido como “just-in-time" (na hora certa) no processo de compra e contratação do setor público, visando um gerenciamento eficiente da produção com "estoque zero".

Essa abordagem garante que os insumos necessários para os programas, projetos e atividades da entidade pública sejam fornecidos no momento preciso, por meio do monitoramento contínuo do ciclo produtivo.

As vantagens da implantação do Almoxarifado Virtual Municipal incluem a redução do número de processos administrativos para aquisição de materiais de escritório, a realocação da força de trabalho para atividades fins da unidade, uniformização dos materiais utilizados, redução de estoques físicos, maior agilidade nas entregas, racionalização do consumo, aumento da transparência e aprimoramento dos níveis de planejamento, gestão e controle do processo de aquisição por meio de ferramentas tecnológicas.

Com base em cálculos do Estudo Técnico Preliminar (ETP), estima-se que a adoção do Almoxarifado Virtual nas 13 unidades do grupo piloto resultará em uma economia aos cofres públicos de aproximadamente R$ 517,5 mil por ano, evidenciando as vantagens e ganhos proporcionados pela implantação desse modelo.

O grupo piloto do Almoxarifado Virtual da PMSP inclui a Secretaria Municipal da Cultura - SMC, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, Secretaria Municipal de Gestão - SEGES, Secretaria Municipal de Transporte - SMT, Secretaria Municipal de Habitação - SEHAB, Subprefeitura M´Boi Mirim - Sub/MB, Subprefeitura Sapopemba - Sub/SB, Subprefeitura Jaçanã/Tremembé - Sub/JT, Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha - Sub/CV, Subprefeitura Vila Mariana - Sub/VM, Subprefeitura Itaquera - Sub/IQ, Subprefeitura Lapa - Sub/LA e Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme – Sub/MG.