Limpeza mecânica no Córrego da Paciência

A medida visa a conter o processo de assoreamento que está dificultando a passagem da água

As Subprefeituras Jaçanã/Tremembé e Vila Maria/Vila Guilherme estão realizando operação de limpeza mecânica, ou seja, com uso de uma máquina escavadeira, em alguns pontos do Córrego da Paciência. A medida visa a conter o processo de assoreamento que está dificultando a passagem da água. O término da operação está previsto para o final do mês de março.

Com as chuvas de verão houve o acúmulo de grande volume de areia e material argiloso no córrego, além de lixos domésticos e entulhos jogados dentro do leito, impedindo que a água pudesse correr normalmente.

Na região existem alguns córregos que a limpeza não pode ser feita de forma mecânica, por problemas de edificações próximas ao córrego. Nesses casos, a limpeza é feita periodicamente de forma manual.

A Subprefeitura realiza essa operação muitas vezes ao ano, que além de inibir a proliferação de insetos e roedores, que são transmissores de doenças, também minimiza problemas de enchentes.

Para tanto, solicitamos aos munícipes a não jogarem lixos e entulhos dentro dos córregos, além de aumentar os problemas de enchentes, prejudica o meio ambiente.

 

(Texto: Narcisa Baldassari)