Workshop sobre regulamentação das compras públicas de soluções tecnológicas reúne profissionais do setor

A ferramenta jurídica irá desburocratizar os procedimentos para casos de produtos, serviços e processos modernos

A regulamentação das compras públicas de soluções tecnológicas foi tema de workshop realizado pela Prefeitura nesta terça-feira (16). A nova ferramenta jurídica irá desburocratizar os procedimentos para casos de produtos, serviços e processos modernos, acelerando e impulsionando a inovação no serviço público. Estiveram presentes servidores, líderes governamentais, empreendedores e gestores, que puderam se aprofundar no tema importante para uma gestão 4.0. As discussões foram centradas na regulamentação das Compras Públicas de Soluções Inovadoras, que está inserida no decreto municipal do Marco Legal da Tecnologia e Inovação.

Com a definição de normativas que incentivem e regulem a aquisição de soluções inovadoras por parte do setor público, São Paulo busca estimula o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica, o que mostra o compromisso de impulsionar a economia local, promover e oferecer soluções para os desafios da administração pública. Com a colaboração de gestores, especialistas e representantes do setor privado e acadêmico, o evento criou uma plataforma para compartilhar conhecimentos, discutir melhores práticas e explorar oportunidades de colaboração entre os setores público e privado no avanço da inovação tecnológica na cidade.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia, Humberto de Alencar, ressaltou que a Prefeitura tem dado apoio às iniciativas, como o novo Marco Legal da Tecnologia e Inovação e as ferramentas, que irão desburocratizar a instrução dos processos de compras de soluções inovadoras, a contratação, o aporte dos recursos, a prestação de contas, entre outros. “A iniciativa demonstra o compromisso em promover um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico e ao empreendedorismo, além de fortalecer a economia local e melhorar os serviços públicos por meio da adoção de soluções inovadoras”, disse o secretário adjunto.

O evento contou com a participação do Procurador do Estado São Paulo, Rafael Fássio, que apresentou o trabalho que o Estado faz para apoiar as iniciativas nos municípios. Também estiveram presentes o diretor geral de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, e o secretário municipal de Inovação de Santo André, Pedro Seno.