Cartão postal de São Paulo, viaduto Santa Ifigênia recebe obras de recuperação e restauro

Prefeito Ricardo Nunes vistoriou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (11); com investimento de R$ 6,7 milhões, intervenções fazem parte do maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade

 O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, na manhã desta quinta-feira (11), as obras de recuperação e restauro do viaduto Santa Ifigênia, na região central da capital. Com investimento de R$ 6,7 milhões, essa é a maior intervenção já realizada no local, necessária após a Prefeitura de São Paulo constatar problemas de segurança como a deterioração da estrutura, fissuras, infiltrações e corrosão nas armaduras metálicas.


A obra está autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e vai preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas, além de recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados. Os trabalhos devem ser concluídos no próximo mês de agosto.


As intervenções fazem parte do maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade. Estão incluídos serviços de reparos rasos e profundos, tratamento de fissuras, recuperação de juntas de dilatação, pintura com verniz antipichação, pintura de estruturas metálicas, proteção de guarda-corpos, recuperação de aparelhos de apoio metálicos e melhorias no sistema de drenagem.


Também será realizada a impermeabilização e reconstrução da laje, que apresenta infiltrações que causam danos estruturais e comprometem a segurança da via, além da recolocação das tradicionais pastilhas que compõem o piso. Tomando todos os cuidados para a preservação deste patrimônio, a Prefeitura de São Paulo encomendou pastilhas personalizadas idênticas às atuais em uma fábrica localizada no município de Tambaú, devido à indisponibilidade no mercado das pastilhas no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Serão substituídos cerca de 3.300 m2 de piso.


De estilo art nouveau, o Viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913. É um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a Avenida Prestes Maia.