Pré-Carnaval termina com elogios à infraestrutura e todas as vias limpas até às 20h

Água, banheiro, segurança e alegria. Blocos terminam no horário e 181 desfiles fizeram a festa em toda a cidade

Tradicionalmente o período que reúne o maior número de desfiles em 48 horas, o Pré-Carnaval 2024 fechou seu primeiro final de semana num clima de celebração e paz. Os blocos terminaram dentro do horário previsto (18h), e duas horas depois, as vias foram devolvidas para a cidade varridas, lavadas e cheirando a camomila, a fragrância usada no desinfetante pelas equipes de limpeza pública.


A infraestrutura foi elogiada por músicos em transmissão ao vivo de um dos canais por assinatura de maior audiência no país, e pelas pessoas que vieram participar dos cortejos, além dos vendedores cadastrados pela patrocinadora oficial e que aproveitam para a renda extra nos trajetos.


Milhares de pessoas acompanharam blocos como o do pernambucano Alceu Valença, o do paraibano Chico César, o carioca Bangalafumenga ou da gente de casa como os blocos do Abrava, de Tiago Abravanel e o da cantora Maria Rita. O tradicional Ritaleena desfilou pela primeira vez sem a cantora, símbolo do rock brasileiro. Rita Lee que morreu no ano passo (2023), mesmo doente acompanhava à distância o bloco pelas ruas de São Paulo.


O sábado também teve a participação do bloco Casa Comigo, que completou 11 anos. No domingo um dos destaques foi o Baixo Augusta, que debutou e dançou a valsa na Consolação, infantis como o Urubózinho, que saiu do largo da Matriz Nossa Senhora do Ó, território de Adoniran Barbosa. É um carnaval bem à paulistana, mexendo com esse caldeirão cultural que é São Paulo. Este ano, a cidade celebra 470 anos.

 


Limpeza
A operação nas vias tem atuação das equipes de acordo com o número de blocos desfilando. Com 181 blocos, o sábado (03), teve o maior número de pessoas na limpeza. Ao todo, foram 2.974 e uma frota de ação com 222 veículos para o manejo do lixo. Foram retiradas 106,2 toneladas de lixo das vias.


Para a lavagem, foram utilizados 541 metros cúbicos de água de reuso e 1.553 litros de desinfetante. O folião que foi às ruas não precisou se preocupar com o descarte correto do lixo. Foram disponibilizados 230 contêineres no trajeto dos blocos, 539 cestos aramados, 754 papeleiras e 151 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).


Já no domingo (04), foram 2.891 pessoas na limpeza e 251 veículos no apoio. Foram retiradas 84,5 toneladas de lixo das vias.


A lavagem contou com o uso de 250 metros cúbicos de água de reuso, além 753,5 litros de desinfetante para realizar a limpeza das vias. À disposição do folião estavam 246 contêineres no trajeto dos blocos, 539 cestos aramados, 574 papeleiras e 148 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).


Todo o lixo retirado das ruas é levado pelas empresas de limpeza pública para a Central Mecânica de Triagem, local onde acontece a separação pelo tipo de resíduo e venda do material. O dinheiro arrecadado é revertido para a associação das cooperativas.

 


Infraestrutura
Como no Pré-Carnaval, durante os próximos seis dias de festa, o público vai contar com uma infraestrutura compatível com o tamanho da festa. São 30 mil banheiros químicos e outros 3.200 PNE para garantir a acessibilidade. Seis pátios de apoio operacional foram montados para logística na distribuição e higienização dos equipamentos.


Um contingente formado por 16,7 mil pessoas, estará nos territórios das 32 Subprefeituras para garantir ao folião toda a infraestrutura. Um “QG” foi montado dentro da Secretaria Municipal das Subprefeituras colocando lado a lado todos os fornecedores, o que melhora o tempo de resposta caso haja algum contratempo. O efetivo reúne profissionais que atuam desde a montagem/desmontagem de tendas, gradis, segurança, banheiros, varrição, fiscalização do comércio, entre outros serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo para o Carnaval de rua.

 


A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), responsável pela inscrição dos blocos, organização da infraestrutura e fiscalização do comércio ilegal, vai montar, nos oito dias de festa, 325 tendas, entre elas as que oferecem os serviços de saúde capazes de realizar até pequenas cirurgias ou mesmo manobras cardíacas, antes do encaminhamento à rede de apoio.


A fiscalização conta com 2400 fiscais na linha de frente da comercialização de produtos, que está mais rigorosa para impedir a entrada de vidros ou outros objetos cortantes, contundentes e demais produtos que possam oferecer risco.