Saiba como cuidar bem do seu coração

Manter hábitos saudáveis diariamente ajuda na prevenção de doenças e promove a qualidade de vida

 Como está a saúde do seu coração? Vital para a nossa sobrevivência, ele é responsável por bombear sangue para todo o corpo, garantindo que tecidos e órgãos recebam oxigênio e nutrientes necessários para o seu pleno funcionamento. Por isso, requer cuidados essenciais para que siga batendo de forma saudável e sem riscos para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Má alimentação, colesterol alto, sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão e diabetes são alguns dos principais inimigos do coração. Outro vilão é o estresse, que pode enfraquecer o metabolismo e as defesas do corpo, aumentando as chances de problemas cardíacos. Há, ainda, condições que envolvem histórico familiar.

Sinais de problemas

A maior parte das doenças do coração tem um desenvolvimento lento e silencioso, muito antes da ocorrência de um infarto ou AVC. No entanto, há sintomas que podem indicar problemas cardiovasculares, tais como: falta de ar; dor ou desconforto no peito; tosse seca, quando relacionada a dor e desconforto no peito; cor azulada nas pontas dos dedos; tonturas e desmaios; palpitações e coração acelerado; inchaço nas pernas, tornozelos e pés; cansaço recorrente; enjoo, má digestão ou perda de apetite.

Cuidados no dia a dia

Atitudes preventivas são a melhor forma de proteger o coração. Dieta saudável, prática de exercícios físicos, evitar o cigarro e consumo excessivo de bebidas alcoólicas, hidratar-se adequadamente, controlar o peso e a pressão arterial são alguns dos fatores que previnem as cardiopatias.

No inverno, com a diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, que se contraem para auxiliar o corpo a reter calor, o coração acaba tendo que fazer mais força para bombear o sangue, o que aumenta o risco de infarto. Por isso, é importante manter hábitos saudáveis também nesta época do ano, com hidratação, prática de exercícios e atenção ao consumo de alimentos calóricos.

Atendimento na rede municipal

A rede municipal de saúde conta com atendimento de urgência e emergência nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-socorros Municipais (PSMs) para as pessoas que tiverem sintomas típicos de infarto agudo do miocárdio. Para acompanhar a saúde do coração, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e possível encaminhamento ao médico responsável.

Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Área Técnica de Cardiologia, implementou a Rede Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) que atua em duas frentes. A primeira frente, assistencial, começa na entrada da vítima de infarto na unidade de saúde, depois na regulação dele para centro de alta complexidade cardiovascular e acompanhamento até a alta hospitalar, além do retorno do paciente à rede ambulatorial municipal para seguimento do acompanhamento. A segunda frente é focada no âmbito educacional, capacitando os profissionais de saúde de todas as unidades de urgência e emergência que atuam na linha de frente, sobre temas como abordagem ao paciente vítima de infarto do miocárdio.