Vacinação contra Covid prossegue na capital para faixas etárias a partir de 3 anos

Crianças de 3 a 4 anos com comorbidades, deficiência permanente e indígenas podem tomar a primeira dose da vacina, e pessoas com mais de 30 anos já podem tomar a segunda dose adicional (DA2)

Nesta quarta-feira (3), a vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite prossegue na capital.

Contra a Covid-19, pessoas com mais de 30 anos já podem receber a segunda dose adicional (DA2), desde que tenham tomado a primeira dose adicional (DA1) há mais de quatro meses. Além disso, a terceira dose adicional (DA3) está disponível para as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, seguindo o mesmo critério de prazo.

Para o público infantil, crianças de 3 a 4 anos com comorbidades, deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além de indígenas podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Para isso, os responsáveis deverão apresentar documento de identificação (preferencialmente com CPF) do menor. Para comprovação das condições de saúde, é necessário apresentar comprovante de condição de risco, como receitas ou relatórios físicos ou digitais, desde que haja identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão.

Crianças sem comorbidades ou deficiência podem ser inscritas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para recebimento de doses remanescentes. No momento da inscrição, que pode ser feita em UBS próxima à residência ou escola da criança, os responsáveis devem apresentar comprovante de endereço e telefone e aguardar a convocação.

Vale destacar que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

Vacina contra gripe
A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade e, da mesma forma que a vacina contra Covid-19, é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas e também nos megapostos.

Sarampo e poliomielite
Para receber o imunizante contra sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.
Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar. Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Multivacinação infantil
Ainda nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas, ocorre a vacinação voltada ao público infantil, com a disponibilização permanente de imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

3 de agosto de 2022 (quarta-feira)

Megapostos: vacinação de adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos -Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: vacinação Crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Os endereços dos postos e o esquema completo de vacinação contra a Covid-19 podem ser consultados na página Vacina Sampa.