São Paulo tem mais de 100 obras de pequeno e médio porte acontecendo simultaneamente

Ações diárias impactam a cidade que não para de se transformar

A Prefeitura de São Paulo realiza todos os dias, de maneira ininterrupta, obras de melhoria na cidade. As intervenções que mais chamam a atenção da população são as de grande porte, como, por exemplo, o recapeamento que ocorre em ruas e avenidas das 32 subprefeituras. Entretanto, obras de pequeno e médio porte são primordiais para o bom funcionamento da cidade e impactam diretamente e imediatamente a vida dos munícipes nas regiões em que ocorrem.

Obras de manutenção em praças, implantação das Academias da Terceira Idade (ATI), construção de vestiário, cobertura de quadra,entre outras ações, ocorrem na capital cotidianamente. Essas mudanças promovem a integração social entre a população e o espaço público. Ciente disso, a Administração Municipal acompanha, junto às subprefeituras, as necessidades locais e promove mudanças.

Atualmente, apenas a Assessoria Técnica de Obras e Serviços (ATOS) fiscaliza 38 obras na cidade, entre elas: pavimento rígido, passeio, contenção de talude, drenagem, praças e mais. As subprefeituras também fiscalizam e promovem obras, sendo essas de porte menor e mais frequentes. Reforma e construção de sarjeta e sarjetão, revitalização de vielas, passeios públicos, inserção de corrimão, reforma de escadas e escadarias, são algumas delas, com benefícios diretos no dia a dia da população.

Em Itaquera e Cidade Ademar, ocorre a revitalização de vielas que além de deixar o espaço mais bonito, promove mais segurança ao entorno. Na Mooca e em Guaianases, a construção e manutenção de sarjetas e sarjetões proporcionam o melhor escoamento de águas pluviais, evitando alagamentos. Há também obras de revitalização, como as que estão em andamento na Praça Moisés Alves dos Santos, que fomentam o retorno ao local e proporcionam às crianças e famílias um espaço de lazer.

 

Tão importante quanto a obra, é a manutenção dos espaços. A Prefeitura conta com ações diárias, como as promovidas pelo Departamento de Zeladoria Urbana (DZU), que aumenta e garante uma durabilidade maior dessas obras, através de manutenção. Com a troca de grelhas de escoamento, conservação de galerias e logradouros, tapa-buraco, limpeza de piscinões e córregos, por exemplo. Obras e zeladoria combinadas, mudam São Paulo para melhor.