Prefeitura e entidades formalizam parcerias para impulsionar o cooperativismo na cidade

Setor gera renda para quatro mil pessoas diretamente em 652 cooperativas na cidade de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo encerrou nesta quinta-feira (14) a Semana Municipal do Cooperativismo - Semana C. A programação, realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), aconteceu entre 30 de junho e 8 de julho, tendo o objetivo de promover o debate sobre o cooperativismo na Capital com foco na geração de renda e no desenvolvimento econômico da cidade.

Durante o evento de encerramento, o prefeito Ricardo Nunes e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, assinaram três protocolos de intenções com instituições paulistas que atuam com o cooperativismo. São elas: a Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis – Conatrec; a Ocesp - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo; e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC.

Segundo Ricardo Nunes, o cooperativismo é importante para a população, especialmente da periferia da cidade.

“Desde os mandatos de vereador na Câmara, uma das minhas prioridades era o incentivo às cooperativas. O Programa SP Coopera é fruto de um projeto que apresentei e foi regulamentado em 2018. Temos que promover o desenvolvimento, melhoria do desempenho e sustentabilidade econômica das cooperativas do município”, disse o prefeito.

“A cidade de São Paulo conta com 652 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios do Brasil. Este quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também aos cerca de 4 mil trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda” declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O programa SP Coopera e a Semana C existem justamente para impulsionar o setor, promovendo sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado”, complementou.

Os protocolos assinados no evento têm por objetivo a sensibilização acerca da cultura cooperativista, promovendo a formalização das cooperativas paulistanas; capacitação quanto às questões de formalização e orientação contábil, de forma inclusiva. Os documentos visam o acesso à informação, orientação e qualificação para profissionais da contabilidade e cooperativas; fomentar a criação e fortalecimento de grupos com potencial cooperativista, por meio da divulgação dos serviços ofertados pelo poder público e privado e articular a rede de cooperativas para realização de visitas técnicas e participação em eventos do setor.

As ações, realizadas em parceria com as instituições, serão executadas por meio do SP Coopera, programa de apoio ao cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O programa visa fortalecer estratégias de desenvolvimento local; apoio às práticas cooperativistas; promover qualificação técnica, gerencial e social das cooperativas e de empreendimentos coletivos da cidade; estimular a autogestão das cooperativas, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia e prestar apoio técnico e orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias, às cooperativas e empreendimentos coletivos, a fim de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica.

“A cidade de São Paulo conta com 652 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios do Brasil. Este quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os cerca de 4 mil trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda” declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O programa SP Coopera e a Semana C existem justamente para impulsionar o setor, promovendo sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado”, complementa.

Programação

A programação, que teve início com sessão solene em comemoração ao Dia do Cooperativismo, realizada na Câmara de São Paulo, contou com uma série de ações de apoio ao setor como palestras sobre geração de renda, atendimento jurídico, rodas de conversa e apresentações de programas da Prefeitura e de parceiros. Participaram dos encontros cerca de 300 pessoas.

Durante a celebração também houve a homenagem para cooperativas que contam com mais de 25 anos de atuação em São Paulo. Receberam o troféu de reconhecimento a Cooperativa Mista Agroecológica de Vista Grande – COOPMAVIG, de Maracatu, e a Cooperativa Sicoob Cred São Paulo, de São José dos Campos, além da Cooperativa de trabalho e produção, triagem, beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis da Capela do Socorro - Coopercaps e Yougreen Cooperativa, que foram homenageadas pelo trabalho de promoção a sustentabilidade.

Esta é a segunda edição da Semana Municipal de Cooperativismo - Semana C que está no calendário de eventos da cidade, seguindo a Lei Municipal n. 17.236. A data é comemorada na semana na qual cai o primeiro sábado de julho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade paulistana para a importância do cooperativismo como forma de organização produtiva.