Saiba o que é a síndrome que prolonga sintomas dos infectados com a Covid-19

Unidades de saúde na capital estão preparadas para oferecer atendimento e tratamento para esses pacientes

 A "Covid longa" é uma síndrome que atinge alguns pacientes que foram infectados com a Covid-19, seja qual foi a gravidade do quadro inicial. Isso significa que algumas pessoas podem permanecer com sintomas mesmo após o período de recuperação.

Entre os principais sintomas que podem ser prolongados estão falta de ar ou diminuição da capacidade respiratória, fadiga (sensação de cansaço), dor de cabeça, rouquidão e dores musculares.

Serviço de reabilitação na rede municipal

Na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferece, desde o início da pandemia, o serviço de acompanhamento e reabilitação para pessoas que ficaram com alguma sequela ou sintoma da Covid-19.

Até o dia 4 de fevereiro, 27.224 pacientes egressos de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por Covid-19 estavam em acompanhamento nos serviços da rede de atenção à saúde do município.

Para receber esse atendimento, a porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS) é a Unidade Básica de Saúde (UBS). Dessa forma, o paciente que permanecer com algum sintoma da Covid-19 deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para realizar a avaliação médica, que também pode ser feita por teleconsulta. Vale lembrar que a ferramenta Busca Saúde ajuda a consultar os endereços das unidades.

De acordo com a necessidade clínica, cada caso é encaminhado para a rede especializada. Se os sintomas forem mais leves e não impactarem tanto as atividades de rotina, o acompanhamento médico é feito na própria UBS, com o apoio das equipes multiprofissionais compostas por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e educador físico.

Mas, caso a sequela da Covid-19 for moderada ou grave, o paciente pode ser encaminhado para os Centros Especializados em Reabilitação (CER) ou Centro de Apoio Psicossocial (Caps), onde irá contar, também, com o apoio de uma equipe multiprofissional.

Além disso, para pacientes acamados que precisam de pelo menos uma visita semanal, a rede municipal oferece reabilitação no domicílio, por meio da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad) e Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap).

Até esta última terça-feira (22), a rede municipal registrou 2.382.772 altas de Covid-19, sendo 68.961 da rede hospitalar e 2.313.811 da rede de Atenção Básica.

É importante ressaltar que manter a vacinação contra a Covid-19 em dia é a única forma de combater os sintomas graves da doença. Portanto, vale conferir a carteira de vacinação para verificar se já está na hora de receber uma nova dose do imunizante.

Os endereços e horários de funcionamento dos postos de vacinação podem ser consultados na página Vacina Sampa.