Câncer de próstata: mês de conscientização reforça a importância de diagnosticar a doença precocemente

O homem não deve hesitar em procurar ajuda médica. Informações, orientações e encaminhamentos podem ser obtidos em uma das 469 UBS da capital

Todo o mês de novembro é voltado para saúde do homem em geral e nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que tem como intuito chamar atenção para importância dos exames de rotina, para prevenir e diagnosticar precocemente a doença.

Mas afinal, o que é a próstata? É uma glândula do sistema reprodutor masculino, semelhante a uma castanha que, juntamente com as vesículas seminais, tem como função produzir o esperma.

Geralmente, a fase inicial do câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, significa que os tumores já estão em fase avançada, dificultando o tratamento e a cura. Os sintomas na fase avançada incluem dores ao urinar, vontade de urinar com frequência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen, além de dor óssea.

O diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco como histórico familiar de câncer de próstata e/ou obesidade, bem como aqueles a partir dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para conversar sobre o exame de toque retal, que avalia possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Outros exames podem ser solicitados pelo médico se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Os exames de detecção do câncer estão disponíveis na rede especializada de média complexidade da capital e o encaminhamento é feito pelas equipes das UBS. O exame de diagnóstico do câncer e a biópsia de próstata guiada por ultrassonografia estão disponíveis nos ambulatórios de especialidades, unidades dos Hospitais Dia e em todos os hospitais municipais, além de serviços privados conveniados e contratados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O homem não deve hesitar em procurar ajuda médica. Informações, orientações e encaminhamentos podem ser obtidos em uma das 469 UBS da capital. Basta procurar a unidade mais próxima da sua casa ou local de trabalho. Os locais e endereços estão disponíveis na ferramenta Busca Saúde.