São Paulo encerra primeira edição da Pré-Conferência do Clima

Em formato híbrido, evento contou com a participação de especialistas de diversos países e cidades que debateram sobre temas como Mobilidade Urbana e Saneamento Básico

A Prefeitura de São Paulo encerrou nesta sexta-feira (08/10) os trabalhos da “Pré-COP 26”, conferência internacional que discutiu os principais temas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido), em novembro.

As atividades começaram na quinta-feira (07) com debates sobre temas como plano climático, mobilidade urbana, saneamento básico, sustentabilidade e resiliência.

O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura da conferência organizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais e destacou algumas das ações da cidade relacionadas ao tema como o edital de R$ 350 milhões para construção de calçadas, ampliação de áreas verdes com a criação de novos parques e unidades de conservação, jardins de chuva, utilização de energia solar em equipamentos de Saúde e Educação, ampliação da malha cicloviária elaboração do PlanClima, redução de taxas para veículos elétricos, implantação de transporte hidroviário, DRT, Polo de Ecoturismo e a despoluição do Rio Pinheiros.

“Estamos muito comprometidos com a questão da agenda ambiental. São Paulo acompanha e aprende com as iniciativas de outras cidades do mundo, mas temos o compromisso de fazer ações que também sirvam de exemplo para outras cidades”, apontou o prefeito.

 

Os trabalhos seguiram na sexta-feira (08) com debates sobre educação ambiental, infraestrutura urbana, gestão de resíduos, além da apresentação de projetos e ações sobre o meio ambiente por meio do Poder Legislativo.

Durante o evento, o secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, apresentou o projeto dos jardins de chuva que estão sendo construídos pela Prefeitura de São Paulo em diversas regiões da capital

“A partir do mapeamento das áreas inundáveis na cidade realizado em parceria com a USP, começamos a colocar em prática ações regionais, de baixo custo, que trazem melhorias no calor e agem para captar as águas pluviais”, explicou.

O projeto busca soluções naturais para contribuir com a redução dos alagamentos e enchentes na capital. Para diminuir o impacto, a cidade dispõe dessas áreas verdes inovadoras para ampliar a permeabilidade urbana. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície.

 

Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.