Prefeitura irá distribuir absorventes para mulheres em situação de rua

Entrega será feita por meio das equipes do Consultório na Rua, que realizam atividades de forma itinerante nos locais com grande concentração deste público

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), passará a distribuir absorventes para mulheres em situação de rua a partir de novembro. O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes e pelo secretário da Saúde, Edson Aparecido, na manhã desta segunda-feira (04).

“É algo muito importante. A gente tem dado uma atenção muito especial para essa população”, disse o prefeito.

A distribuição será feita por meio das equipes do Consultório na Rua, que realizam atividades de forma itinerante nos locais de permanência da população que está em situação de rua, em centros de acolhida, na rua, calçada, unidade móvel, além das instalações da UBS do território onde está atuando.

“Vamos iniciar a distribuição a partir do dia 1º de novembro. Juntos, os serviços acompanham 3.226 mulheres”, explicou o secretário Edson Aparecido.

Os profissionais do Consultório na Rua desempenham importante papel no apoio matricial dos serviços de saúde do seu território, com atendimento compartilhado ou em grupo, com objetivo de reinserção da população em situação de rua nas UBS da região.

Vacinação

Mais de 37 mil pessoas em situação de rua já foram imunizadas pela SMS desde o início da campanha de vacinação contra o coronavírus na capital.

No último sábado (02), a Prefeitura de São Paulo realizou um trabalho de busca ativa, com sensibilização e acompanhamento da população em situação de rua até os postos de vacinação para aplicação do imunizante. O trabalho resultou na vacinação de 212 pessoas com o imunizante de dose única da Janssen. “A Prefeitura optou por usar a dose única com a população em situação de rua pois, com o deslocamento para vários lugares, há maior dificuldade para aplicar a segunda dose”, explicou o prefeito Ricardo Nunes.