Saúde oferece atendimento e acompanhamento para a população idosa da capital

Projetos Nossos Idosos e PAI (Programa Acompanhante de Idosos) da Prefeitura asseguram os cuidados para público acima de 60 anos

O Dia Internacional do Idoso foi celebrado nesta sexta-feira (1º). A data, criada em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), reforça a necessidade de proteção e de cuidados para essa população. Na capital, esse público que corresponde a quase 15% dos moradores da cidade de São Paulo atualmente.

A expectativa no Brasil, bem como em todo o mundo, é de que até o ano de 2050 existirão mais idosos que crianças abaixo de 15 anos, um fenômeno inédito.

Rede de Atenção à Saúde

Para assegurar essa longevidade, a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa na Unidade Básica de Saúde (UBS), porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde), e de toda a linha de cuidado do programa Nossos Idosos na capital paulista.

Na UBS, o idoso tem acompanhamento para a maioria dos problemas de saúde, principalmente aqueles muito comuns nessa fase da vida: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, dores nas articulações e até sintomas de depressão.

Para isso, é importante que a pessoa esteja matriculada em uma unidade de referência mais próxima de casa.

No caso de outros cuidados e doenças de difícil controle, a própria equipe da UBS providencia o encaminhamento para a Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI), especializada para atender a população acima dos 60 anos. Na capital, são 12 equipamentos voltados a este público.

A URSI conta com uma equipe composta por assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, e fonoaudiólogos, assim como nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e médicos geriatras, que oferecem atendimento individual e coletivo, dentro de uma visão integral de saúde.

PAI

Ainda na linha de cuidado da SMS com os idosos, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI) é considerado a segunda família de muitas pessoas com mais de 60 anos na capital. Especialmente para aqueles que em situação de fragilidade clínica, vulnerabilidade social, isolamento ou exclusão, devido à insuficiência de suporte familiar ou social.

Para participar do PAI e passar a receber visitas da equipe é necessário estar cadastrado em uma Unidade Básica de Saúde que conte com o serviço.

Para dicas sobre saúde e qualidade de vida e mais informações sobre os cuidados com a população idosa, confira a playlist do programa Ativa Idade no canal do Youtube da SMS.