Rede Cities4Forests apresenta o “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”

São Paulo é uma das cidades signatárias do documento, ao lado de Glasgow (Escócia) e Paris (França)

 Em evento virtual realizado nesta quarta-feira (22), a rede Cities4Forests, que atua estimulando governos nacionais e regionais, instituições financeiras e empresas sobre a necessidade urgente de políticas, financiamento e investimentos de apoio à conservação, à restauração e ao manejo florestal sustentável, lançou o documento “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”. A cidade de São Paulo é uma das signatárias do documento ao lado de grandes capitais do mundo como Paris (França) e a Cidade do México.

O documento lançado aborda o papel das cidades no gerenciamento e na proteção das florestas, e ressalta a necessidade de apoio exigida pelos municípios para continuidade e aumento de ambição das ações e programas vinculados às florestas.

A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, firmou o compromisso da Prefeitura de São Paulo com esse documento em junho deste ano. Para ela, “o manejo sustentável das florestas auxilia na luta contra as mudanças climáticas e abre o caminho de São Paulo ainda mais na direção de Soluções Baseadas na Natureza para os problemas urbanos”.

Segundo Marta Suplicy, é preciso fomentar a regeneração e a criação de áreas verdes integrando ecoturismo, agricultura e economia circular em todo o município. “É fundamental que governos locais e empresas em todo o mundo busquem o desenvolvimento econômico sem abrir mão do clima e de ações sustentáveis”, afirmou.

São Paulo está ao lado de grandes cidades do mundo, como Paris (França), Filadélfia e Nova York (EUA), Glasgow (Escócia), Cidade do México, Freetown (Serra Leoa) e Jacarta (Indonésia), além das brasileiras, Campinas, Extrema, Palmas e Salvador.

A apresentação do “Chamado à Ação pelo Clima e as Florestas”, também deverá acontecer em evento de alto nível na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP26), sediada em Glasgow, em novembro de 2021.