Semana Municipal da Primeira Infância discute uma cidade mais acolhedora e protetiva

O público pode acompanhar rodas de conversa com especialistas e servidores municipais que desenvolvem ações para a primeira infância.

 Com a apresentação e publicação do segundo balanço da implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2018-2030, relativo ao ano de 2020, a Prefeitura de São Paulo encerrou na última sexta-feira (6), as atividades da IV Semana Municipal da Primeira Infância. Realizado com o apoio do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), o evento abordou os desafios de construir e implementar políticas públicas integradas que garantam os direitos de todas as crianças sem discriminação, para que a cidade seja mais acolhedora e protetiva.

A Semana da Primeira Infância faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo e está prevista também como uma das ações do PMPI para a divulgação da pauta da primeira infância de forma a ampliar o envolvimento da sociedade na valorização dos cuidados e dos vínculos na primeira infância.

Devido à pandemia, a Semana foi transmitida de forma virtual e com interpretação em libras. O público pode acompanhar rodas de conversa com especialistas e servidores municipais das secretarias municipais que desenvolvem ações para a primeira infância. Foram debatidas a intersetorialidade, os impactos do racismo para as crianças e a importância do antirracismo, assim como as vivências delas nas cidades.

As histórias contadas aliaram a ludicidade a temáticas importantes como a valorização da cultura africana e o respeito às diferenças. As oficinas buscaram um diálogo direto com o público e foram realizadas por equipes das secretarias municipais que atuam com a primeira infância.

As atividades desta edição da Semana Municipal da Primeira Infância estão disponíveis no canal do Youtube “Primeira Infância – Prefeitura de São Paulo”, no endereço: youtube.com/c/primeirainfanciapmsp