Beneficiárias do Programa Tem Saída participam de capacitação com equipe da SMDET

Mulheres puderam conhecer diversas atividades desenvolvidas dentro da Secretaria, com objetivo de terem contato com as opções de recolocação

 A Secretaria de Desenvolvimento Econômcio, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo realizou ontem, terça-feira, uma rodada de capacitação com as mulheres do programa Tem Saída, que integram também o Programa Operação Trabalho – POT Combate ao Desperdício de Alimentos. Na semana em que o Tem Saída completa três anos, as participantes foram orientadas pelas equipes da Coordenadoria do Trabalho e ADE Sampa. As mulheres puderam conhecer as diversas atividades desenvolvidas dentro da Secretaria, com objetivo de terem contato com as opções de recolocação no mercado de trabalho.

“O Programa Tem Saída atua para amparar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, auxiliando elas a conquistarem independência financeira para viver em um ambiente saudável junto aos filhos”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por isso, é importante que conheçam as oportunidades próximas a elas e consigam se colocar no mercado de trabalho para conquistarem uma renda própria”, concluiu.

A coordenadora do Programa Tem Saída, Aline Lis Ramos, também acompanhou as atividades e destacou aspectos apurados no encontro. “A partir de um levantamento, concluímos que as beneficiárias do Tem Saída cumprem o tempo máximo de permanência no POT, que é de dois anos. Isso acontece pelo receio da maioria de buscar oportunidades no mercado de trabalho, devido aos traumas causados pela violência doméstica”, explica

No decorrer do evento, as beneficiárias puderam conhecer um pouco mais sobre o programa Fábrica de Negócios, da ADE Sampa, agência ligada à SMDET, que tem como objetivo ajudar empreendedores a tirar suas ideias do papel. As participantes também aprenderam sobre o programa Mãos e Mentes Paulistanas, que atua em prol da melhoria da atividade econômica e social de empreendedores artesanais e manualistas da cidade de São Paulo.

Com ajuda da intermediação de mão-de-obra do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreeendedorismo, as mulheres também se informaram sobre as vagas disponíveis no processo seletivo da semana. Foram apresentados ainda os cursos de modalidade EAD gratuitos disponíveis no Portal Cate, além das etapas a serem seguidas para tornar-se MEI – Microempreendedor Individual.