São Paulo vacina mais de 824 mil pessoas contra Influenza

Neste sábado, “Dia D” da imunização, foram mais de 68 mil vacinados

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, em 12 de abril, a vacinação contra o vírus da Influenza e, até às 19h deste sábado (15/05) já vacinou 824.141 pessoas, o que corresponde a cobertura vacinal do público elegível da campanha de 22,5%. Neste sábado, no “Dia D” da vacinação, foram 68.753 pessoas imunizadas.

Durante o “Dia D” também foi possível aos integrantes dos grupos elegíveis realizarem a atualização da caderneta de vacinação e, desde o início da campanha, 56.290 carteirinhas de vacinação foram atualizadas na capital paulista.

Até o momento, foram 306.800 doses aplicadas em crianças, 264.614 em idosos, 112.734 em profissionais da saúde, 46.601 em gestantes e puérperas, 24.144 em profissionais da educação, e 1.828 em indígenas.

Nesta segunda-feira (17/05), a vacinação contra a Influenza continua no município de São Paulo. A aplicação é feita exclusivamente em escolas e estabelecimentos da Educação, das 8h às 17h. A lista completa dos pontos de vacinação pode ser acessada clicando aqui.

A SMS alerta que pessoas com Covid-19 ou que tiveram alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina da gripe neste momento. A aplicação também será adiada caso a vacinação contra a Covid-19 tenha ocorrido há menos de 15 dias ou se a segunda dose estiver agendada nos próximos 15 dias.

No dia 12 de abril, teve início a primeira fase da campanha, que incluiu crianças entre seis meses e seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. No dia 11 de maio, os idosos acima de 60 anos e os profissionais da educação foram incluídos na imunização. Estes são os grupos que seguem elegíveis para a vacinação.

A terceira fase da campanha começa dia 9 de junho, com pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A estimativa é que até o dia 9 de julho, data prevista para o encerramento da campanha, pelo menos 4,7 milhões de pessoas recebam a vacina contra a Influenza.