Capital vacina idosos entre 72 e 74 anos a partir desta sexta-feira (19)

Cerca de 200 mil idosos poderão ser vacinados na Capital

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia a vacinação contra a Covid-19 a partir de sexta-feira (19) para a faixa-etária de 72 a 74 anos. O público-alvo nesta fase da campanha, estimado em 200 mil idosos, pode procurar o imunizante em umas 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos 19 drive-thrus espalhados pela cidade, nos 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e nos três centros-escolas. Aos sábados, os idosos podem procurar por uma das 80 UBS/Ama integradas para a imunização. Devido à antecipação dessa nova faixa-etária, excepcionalmente neste sábado (20), os 19 Drive-Thrus estarão abertos para atendimento do público-alvo da campanha, das 8h às 17h.

Para a imunização, no ato da vacina, basta o idoso apresentar o documento de identificação com data de nascimento e CPF.

O órgão informa que desde o início da campanha de vacinação, até terça-feira (16), o município aplicou 1.193.106 doses de vacina. São 880.044 da primeira dose (D1) e 313.062 da segunda dose (D2). A estimativa de público para o grupo entre 72 e 74 anos é de 200 mil idosos.

Os 19 drive-thrus tem vacinação para os idosos acima de 72 anos, além de oferecer a segunda dose da vacina também exclusivamente para pessoas que receberam a primeira dose em um dos drive-thrus da cidade.

Quem tomou a primeira dose no estádio do Pacaembu, que encerrou as atividades dia 3, pode procurar qualquer um dos postos de vacinação da cidade, incluindo os drive-thrus.

Recomendação

A SMS recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

Critérios para a imunização

Nesta fase da campanha, seguindo os critérios dos programas Estadual e Nacional de Imunização, fazem parte dessa primeira etapa de imunização no município, até o momento:
• Idosos (com mais de 72 anos - a partir de 19/3/2021);
• Idosos (com mais de 75 anos - a partir de 15/3/2021);
• Pessoas com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
• Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
• População indígena vivendo em terras indígenas;
• Pessoas em situação de rua (com mais de 60 anos a partir de 12/02/2021);
• Trabalhadores da saúde (conferir os grupos de acordo com instrutivos do Vacina Sampa: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599;
• Profissionais Sepultadores, Veloristas, Cremadores e Condutores de Veículos dos cemitérios públicos e privados do município de São Paulo.

Segunda dose

Para a segunda aplicação, também de acordo com os programas nacional, estadual e municipal, são atendidos os profissionais de saúde da linha de frente, idosos que vivem nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), pessoas com deficiências abrigadas em instituições sociais e indígenas aldeados da capital.

Todas as salas de vacinação das 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo estão abastecidas de maneira a garantir o acesso às vacinas dos grupos prioritários elegíveis no momento, conforme instrutivos disponíveis no site http://prefeitura.sp.gov.br/vacinasampa. No site vacinasampa também é possível acessar a relação de todas as UBS que contam com a vacinação no sistema drive-thru.