Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais comemora três anos

Diversos programas e ações sociais são viabilizados por meio do equipamento municipal

Na última segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais (IDMAS) comemorou três anos. Viabilizada por meio de um decreto, a IDMAS executa, planeja, monitora e avalia atividades e ações voltadas à pessoa em situação de vulnerabilidade.

O atendimento à mulheres vítimas de violência é integrado aos serviços especializados de proteção, viabilizando acolhimento e proteção. As medidas protetivas também são monitoradas e fiscalizadas pela Inspetoria, com planejamentos específicos para cada caso encaminhado pelo Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID).

Prevenir, educar, mediar e resgatar

Ao longo dos seus três anos de existência, a IDMAS trabalhou em prol da população da cidade, operando os seguintes programas:

Programas Sociais

Casa de Mediação – Os mediadores de conflito da Guarda Civil Metropolitana auxiliam em situações de desentendimento e conflitos, visando buscar uma resolução pacífica. Os agentes são formados em curso de mediação de conflitos e o objetivo principal é restabelecer as relações de convivência entre os conflitantes.

Guardiã Maria da Penha – Criado em 2014, o programa tem o objetivo de garantir a segurança das mulheres vítimas de violência, com base na Lei Maria da Penha, uma parceria entre a GCM e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. O Programa presta apoio às Delegacias de Defesa da Mulher da Polícia Civil, além de proporcionar atendimento às vítimas de violência e monitorar o cumprimento das ações protetivas.

Programas de Ações Comunitárias

Anjos da Guarda – O programa da Guarda Civil Metropolitana, tem o objetivo de promover reencontro de pessoas em situação de rua com seus familiares e encaminhar dependentes químicos para tratamentos de desintoxicação.

Criança Sob Nossa Guarda – Inaugurado no Parque do Carmo, no ano de 2003, o programa aborda de forma lúdica temas sociais essenciais para a formação do cidadão, com o objetivo de conscientizar e educar crianças de diversas regiões.

GEPAD – O Grupo de Educação e Prevenção às Drogas realiza palestras educacionais sobre o uso de entorpecentes nas escolas municipais, com o intuito de educar os jovens e orientar os responsáveis e docentes em casos de uso de drogas.