Prefeitura inaugura CEU Tremembé

Atividades que serão desenvolvidas no local ainda dependem da pandemia de COVID–19.

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), inaugurou na manhã desta sexta-feira (14/08), o Centro Educacional Unificado (CEU) Tremembé, na Zona Norte da capital. As obras, com um investimento de cerca de R$ 44 milhões, foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), e os moradores terão à disposição um espaço que reunirá mais opções de educação, cultura, esporte e lazer.

Segundo o prefeito Bruno Covas, trata-se de um equipamento de inclusão não apenas das crianças que irão estudar, mas também dos professores, diretores e toda a comunidade do entorno, que poderá aproveitar o equipamento como um grande clube. “Esse é o segundo CEU entregue por essa gestão, num total de 12 que ficarão prontos até o fim do ano”, disse. “Ontem, entregamos o da Vila Alpina e hoje o da região do Tremembé. Ao todo, a Prefeitura investiu cerca de R$ 550 milhões para terminar essas 12 obras de CEUs”, completou o prefeito.

Na área educacional, o novo CEU contará com um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), com capacidade para atender 448 crianças entre 0 e 5 anos de idade e a estrutura contempla salas de aula, brinquedoteca, refeitório, lactário, solário, entre outros.

A parte esportiva conta com piscinas semiolímpicas, sendo uma delas coberta e quadra poliesportiva. O bloco cultural possui teatro, biblioteca, sala de leitura, ambientes para exposição e salas multiuso. São 7.100 m² de área construída, num terreno de 10.800 m². O equipamento foi construído dentro das normas de acessibilidade aprovada pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA e possui elevadores, banheiros adaptados e rampas de acesso.

As aulas presenciais, bem como as demais atividades culturais e esportivas que serão realizadas no CEU Tremembé ainda não têm data prevista para início, em decorrência da pandemia de covid–19 (coronavírus).

 

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados, mais conhecidos como CEUs, são equipamentos educacionais implantados em São Paulo, como o resultado da reflexão e do desenvolvimento de diversas teses sobre educação no Brasil, desde o modelo das Escolas Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira, até chegar ao conceito atual dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) na cidade. Desde então, os CEUs consolidaram-se como referência na educação e articulação de políticas públicas no território.