Guardas civis flagram descarte irregular na Zona Norte

Agentes encontraram motorista de caminhão depositando resíduos de construção civil em área de preservação ambiental (APP)

 A equipe da Base de Divisão Ambiental Cantareira (BDAM) flagrou quarta-feira (6), durante patrulhamento pela Rua Paraná, no Tremembé, Zona Norte, um caminhão basculante, com placas de Santo André, descartando resíduos de construção civil em área de preservação ambiental (APP), protegida com vegetação nativa da Mata Atlântica.

O caso foi encaminhado à 73º DP e o motorista foi preso, com base no artigo 54 da Lei 9605/98, que trata de crime ambiental. A autoridade policial considerou a conduta danosa e não arbitrou fiança, pois APPs são destinadas à preservação dos recursos ambientais (fauna, flora, solo e recursos hídricos). Seu acesso, ocupação e exploração devem ser controlados para não prejudicar o ecossistema da área.

Diante da irregularidade, o caminhão foi apreendido e encaminhado para o pátio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB), da Subprefeitura de São Mateus.