Itaim Paulista na Luta contra a AIDS

Saiba mais sobre os locais de atendimento

 

Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembleia Mundial de Saúde decretou o dia 01 de Dezembro como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O objetivo é ampliar a discussão sobre a doença com empatia, solidariedade e tolerância.


A edição de 2018 do Boletim CEInfo – Saúde em Dados, aponta que apenas no distrito do Itaim Paulista foram diagnosticados 41 novos casos de AIDS por 100.000 habitantes. Os dados são referentes ao ano de 2017. Entretanto, o número é inferior ao levantamento anterior. Segundo a edição do boletim de 2017, em 2016, havia 59 novos casos de AIDS por 100.000 habitantes.


Para o tratamento de DST a referência é o Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE). E para o diagnóstico é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Vale lembrar que o Itaim Paulista conta com o CTA Sergio Arouca, localizado na Rua Vicente de Novais. Neste CTA, de janeiro a outubro, foram realizados mais de 1.600 testes de HIV.


A prevenção é a melhor forma de combate. Por isso, a capital paulistana tem diversos postos de entrega de preservativos gratuitamente. No Itaim Paulista, além da Subprefeitura Itaim Paulista, as 16 UBSs locais e as estações Jardim Romano, Itaim Paulista e Jardim Helena-Vila Mara realizam a entrega gratuita das camisinhas diariamente.