Histórico

A Subprefeitura Itaim Paulista é uma das 32 subprefeituras do município de São Paulo. É composta pelos distritos Itaim Paulista e Vila Curuçá, que somados representam uma área de 21,7 km². Segundo dados do IBGE 2010, a região é habitada por mais de 345 mil pessoas.

O crescimento e as grandes histórias do Itaim Paulista

A Subprefeitura Itaim Paulista é cortada por seis córregos no sentido norte-sul que deságuam no rio Tiête, são eles: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes.

No início do século passado o trabalho das olarias multiplicou-se acompanhando o desenvolvimento da cidade, que consumia cada vez mais materiais de construção, como pedregulhos e areia, extraídos do rio Tietê.

A Chácara das Flores ainda guarda as reminiscências desse tempo: são quatro hectares de terra que abrigam uma das mais antigas olarias do Itaim. Com mais de 70 anos, a antiga olaria, embora já não fabrique tijolos e telhas, continua atraindo a atenção de muitos visitantes. A Chácara, hoje, é um parque que abriga uma grande área verde.

Na região podemos encontrar muitos descendentes de outros paises e regiões do Brasil, que se mudaram para cá em busca de melhores condições de vida.  Depois dos portugueses vieram os italianos, os japoneses e os húngaros. Mais tarde, os migrantes nordestinos, hoje maioria no Itaim.

Uma história nova de crescimento

A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século18. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século 19, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista.
Juntamente com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, se desmembrando de São Miguel Paulista. 

 

 A Arte do Itaim

No Itaim Paulista a inspiração vem da realidade periférica, com diversos representantes dos mais variados estilos artísticos. A música tem destaque nas ruas do bairro, que conta com talentosos cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores.

O teatro e a dança também recebem destaque. A capoeira, movimento de vanguarda difundido há mais de um século, é um dos mais praticados pelos jovens. O hip hop, que agrega os rappers, djs, b.boys, skatistas, grafiteiros e a literatura de periferia, no Itaim Paulista, tem muitos admiradores.

Nos pontos de lazer, a freqüência de público é constante, principalmente aos finais de semana. A população lota os principais equipamentos públicos: os três parques de áreas verdes (Parque Chácara das Flores, Parque Santa Amélia, Parque Chico Mendes), o Clube Escola José Ermírio de Moraes, os dois CEUs, os Centros Desportivos Comunitários (CDCs), a Casa da Cultura e belas e incontáveis praças distribuídas pelo distrito.

 

BAIRRO DE VILA CURUÇÁ

Vila Curuçá é distrito da Zona Leste da cidade pertencente à administração da Subprefeitura Itaim Paulista. A história de Vila Curuçá é a mesma do distrito de Itaim Paulista e a parte leste do distrito do Jardim Helena. A exploração da região deu-se no início do século 17, com a doação de sesmarias a portugueses.

Consta que entre o período de 1610 e 1611, o Bandeirante Domingos de Góes virou "sesmeiro" das terras da região do "boi sentado" que estão localizadas nas proximidades do Rio Tietê. Elas foram passadas para o controle dos padres carmelitas em 1621. Foi nessa ocasião que construiu-se a primeira capela, que é considerada como um marco da colonização da região, denominada Nossa Senhora da Biacica (esse nome vem do tupi "imbeicica" ou "cipó resistente", facilmente encontrado no rio Tietê). Por muito tempo Itaim Paulista e Vila Curuçá e a parte leste do Jardim Helena formavam um bairro só, chamado de "imbeicica".

Nesse distrito existe uma unidade do CEU (Centro Educacional Unificado) chamado de "CEU Vila Curuçá", que funciona como escola de ensino infantil, ensino fundamental e centro de recreação para os habitantes da região. Além disso, no local funciona um telecentro que propicia acesso a internet para a população local.

Próximo ao CEU Vila Curuçá existe um Clube da Cidade, se trata de um centro de diversão e recreação da Prefeitura de São Paulo, cujos centros semelhantes estão espalhados pela cidade. No local existem piscinas, quadras e outras atrações para receber os mais de 3000 visitantes a cada final-de-semana no verão e recebe os idosos para os bailes de terceira idade. O requisito fundamental é ser morador da Vila Curuçá ou do Itaim Paulista.

O distrito de Vila Curuçá é beneficiado pela Estação da CPTM: Jardim Helena - Vila Mara, inaugurada em 28 de maio de 2008. Estação que facilita o acesso ao bairro, além de melhorar o comércio em geral.

 

Mural dos Subprefeitos

Sempre importante recordar aqueles que atuaram a frente da administração pública regional. Desde a implantação das Subprefeituras em 2002, na Sub Itaim foram os seguintes Subprefeitos. Natanael Nunes Barreto e Mário Lucio antecederam os Subprefeitos. 

 

 

1 - João Francisco Ferreira Nascimento (2002-2004)

Natural de Ibicaraí-BA, foi o primeiro Subprefeito do Itaim Paulista, no período de 2001 a 2004. Cursou mestrado de História na PUC-SP, tendo como trajetória o ofício de professor na rede pública e privada de ensino.

 

2 - Aguinaldo Tarso Prieto (2004-2005)

Engenheiro Civil, desde 1980 foi atuante na Prefeitura de São Paulo principalmente na Zona Leste de São Paulo, inclusive na coordenação de obras, infra-estrutura e manutenções urbanas da Subprefeitura Itaim Paulista. Idealizador dos dois parques lineares Água Vermelha e Itaim Paulista. 

 

3 - Diógenes Sandim Martins (2005-2009) 

Diógenes Sandim Martins, Médico Sanitarista, como subprefeito do Itaim Paulista foi vencedor do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, categoria Subprefeituras (2008), pela criação da Câmara de Animação Econômica (ações voltadas à geração de trabalho e renda).
 

4 - Celso Capatto (2009-2010)

Empresário do ramo farmacêutico e também produtor rural.
Aos 26 anos de idade foi eleito vereador em Arthur Nogueira–SP, cidade onde sua família foi uma de suas fundadoras.
Foi Subprefeito do Itaim Paulista de 2009 a 2010.

 

5 - João dos Santos Souza (2010-2012)

Coronel e comandante metropolitano do Corpo de Bombeiros até 2008, onde atendeu diversas ocorrências, inclusive missões de grande porte, tais como o episódio conhecido como “Cratera do Metrô”, em Pinheiros no ano de 2007. Foi Subprefeito do Itaim Paulista de 2010 a 2012.

 

6 - Irene Mitsue Inada (2013)

Engenheira com 30 anos de carreira na Prefeitura de São Paulo, trabalha na gestão pública desde 2001.
Foi Subprefeita do Itaim Paulista de janeiro a junho de 2013.

 

7 - Adriana Neves da Silva Morales (2013-2014)

Graduada em Engenharia Civil, atuou na fiscalização de dano ambiental no Núcleo de Gestão Descentralizada Leste. A partir de novembro de 2010, assumiu o cargo de Coordenadora de Fiscalização. Em janeiro de 2013, foi nomeada Subprefeita de Guaianases e, no mês de junho do mesmo ano, foi nomeada como Subprefeita do Itaim Paulista.

 

8 - Miguel Ângelo Gianetti (2014-2015)

Engenheiro Civil, atuou como servidor público no Governo do Estado de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo até 2021. Já chegou a assumir cargo de Administrador Regional da Vila Maria, Itaquera, Vila Prudente, em seguida como Subprefeito do Itaim Paulista.

 

9 - Wilson Ianelli de Souza (2015-2016)

Engenheiro civil, funcionário de carreira da Prefeitura de São Paulo desde 1987, Ianelli assumiu o cargo de subprefeito do Itaim Paulista em dezembro de 2015 e seguiu durante o período de 2016. Pela vasta experiência, atualmente está a frente da Coordenadoria de Projetos e obras da Subprefeitura São Mateus.

 

10 - José Denycio Pontes Agostinho (2017-2019)

Empresário, atuou no movimento de emancipação politica de Itaim Paulista. Foi vereador em São Paulo, secretário de várias pastas em Tangará da Serra (MT) e assistente técnico da Administração Regional de São Miguel Paulista. Em 2017, Denycio foi o prefeito regional do Itaim Paulista-Vila Curuçá até janeiro de 2019.

 

11 - Gilmar Santos (2019-2022)

Advogado e publicitário, passou em diversos órgãos públicos. Em 2017, foi Secretário Adjunto na Secretaria Municipal de Habitação e, em 2018, Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano no Ministério das Cidades. Como subprefeito, destacou-se com projetos de gestão participativa, atraindo urbanistas de nível nacional e internacional, por meio do Projeto LAB Itaim Paulista.

 

12 - Guilherme Henrique (2022- Atual)

Desenvolveu trabalho humanitário na Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Está no serviço público desde de 2015. Ocupou cargos na Assembleia Legislativa no Núcleo de Avaliação Estratégica. No Itaim Paulista exerceu os cargos de Supervisor de Cultura e Governo Local, além de chefe de Gabinete e atualmente é o Subprefeito do Itaim Paulista.