Operação ingresso forçado é realizado no Itaim Paulista.

Equipamento mecânico utilizado manualmente com controle remoto, ajuda agentes da saúde a detectar focos de larvas da dengue, em terreno na zona leste de São Paulo.

A primeira inspeção na cidade de São Paulo, com o objetivo de localizar possíveis focos dos transmissores da dengue, chikungunya e do Zika vírus, ocorreu na manhã deste sábado dia (19) na Vila Curuça região da zona leste, participaram da ação agentes da Supervisão da Saúde, SUVIS Supervisão de Vigilância em Saúde, Subprefeitura do Itaim Paulista, com apoio da Guarda Civil Metropolitana, onde foi necessário uma equipe de trabalho de apoio de capinação, materiais de ferramentas, maquinário, caminhões e transporte.
O local foi identificado com a presença de um possível foco do mosquito, graças à ajuda de um equipamento de ultima geração o (drone), uma pequena maquina que é controlada por um controle remoto, este aparelho consegue mapear e identificar os possíveis focos. Antes que houvesse esta ação o proprietário foi notificado de acordo com os decretos 56.668 de 1/12/2015 e 56.851 de 4/03/2016 que regulamentam a Lei 16.273 de 2/10/2015. Neste caso foi fixado no portão do local um aviso de notificação, após 48 horas não havendo o retorno do proprietário ocorreu o ingresso forçado.
Dentro deste terreno havia 18 veículos abandonados, o que possivelmente alojava as larvas, a GCM Guarda Civil Metropolitana do Itaim Paulista, anotou as placas dos veículos, na finalidade de fazer um levantamento junto a policia, segunda a secretaria da saúde.
O local também esta sob a ação MPL- Multa Passeio e Limpeza – lei 15.442/11, o prazo para regularização é de 60 dias.
As despesas referentes aos serviços que foram realizados tais como: limpeza, pessoal envolvido, equipe de trabalho e apoio, capinação, materiais e ferramentas, maquinário e caminhões que transportaram os matos e detritos retirados do terreno serão cobrados do proprietário do imóvel. Será uma cobrança é administrativa e posteriormente judicial caso não haja colaboração por parte do contribuinte.

A denúncia de locais com acúmulo de água limpa e parada pode ser realizado através o sistema SAC http://sac.prefeitura.sp.gov.br/ no telefone 156 ou na praça de atendimento localizada na subprefeitura Itaim Paulista, Avenida Marechal Tito 3012.

Texto/ Reinaldo Ferreira