Residência Terapêutica para Saúde Mental no Itaim Paulista

O Brasil do final dos anos 70 iniciava um movimento para acabar com os hospitais psiquiátricos. O Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos se empenha em desinstitucionalizar esses hospitais e estabelecer diretrizes de superação do modelo.

Através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Instituição Social Santa Marcelina, desde o dia 31 de janeiro, já funciona o Serviço de Residência Terapêutica (SRT), no Itaim Paulista.

Os Serviços Residenciais Terapêuticos ou Residências Terapêuticas são casas, locais de moradia, destinadas às pessoas com transtornos mentais graves, provenientes de longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar à sua família de origem.

Instituídas pela Portaria / GM nº. 106 de fevereiro de 2000 e parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde, tais residências são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos, ou seja, para cada paciente transferido do hospital psiquiátrico para a Residência Terapêutica, um igual número de leitos psiquiátricos deve ser descredenciado do SUS.

“Temos casos de pacientes morando há muitos anos em hospital psiquiátrico, por não ter família, nem forma de localizá-la, e a inserção na Residência Terapêutica, é o inicio de um longo processo de reabilitação que deverá buscar a progressiva inclusão social do morador”, comenta Maria Carlota Cardoso Mariano, diretora do SRT e do Centro de Atenção Psicossocial Luis Biraghi ( CAPS II Adulto).

“Somos uma casa privilegiada, aqui no Itaim Paulista, estamos vizinhos do CAPS II, que está localizado do mesmo lado da avenida no número 992; do Parque Ecológico Chico Mendes, do CECCO, que é um Centro de Convivência, do Pronto Socorro Tide Setubal, temos  as AMAS Assistências Médicas Ambulatoriais, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais Santa Marcelina”, continua Maria Carlota.

Com a característica de um lar, na residência terapêutica todos coabitam sendo acompanhados por profissionais de saúde e pelos “Cuidadores” – cinco agentes comunitários de saúde selecionados e com perfil para o trabalho.

Na Casa, os moradores zelam pelo seu espaço, fazem seis refeições diárias com cardápio sugerido por nutricionista, possuem controle de medicação, participação na comunidade, tudo em favor da reabilitação psicossocial.


A Residência Terapêutica está localizada na rua Cembira, 954, - Itaim Paulista.
Mais informações pelo telefone 20163696 - de 2ª a 6ª feira das 7 às 19 horas.



(Texto: Marilene Freitas)