Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose – 24 de Março

16/03/2006 - Itaim Paulista

No dia 24 de março, pessoas do mundo inteiro estarão envolvidas em esforços para conseguir sustentação na luta contra a tuberculose. No Brasil, estimativas apontam a existência de 42 milhões de pessoas infectadas pelo bacilo Koch, causador da tuberculose.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a tuberculose não é uma doença do passado, ao contrário, ela é uma preocupação mundial, pelo número de casos e pela sua gravidade.

Tosse por mais de três semanas pode ser um sintoma de tuberculose> Procure um serviço de saúde, pois um exame simples e acessível pode confirmar rapidamente o diagnóstico.

Uma vez confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente, com medicamentos que são distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde.

O grande alerta é para que as pessoas, uma vez infectadas, não interrompam o tratamento. Ele deve ser contínuo durante, pelo menos, seis meses.

Porém, nas primeiras semanas o doente já se sente bem e muitas vezes abandona o tratamento e assim, continua transmitindo o bacilo e com a falta ou a irregularidade do tratamento, pode levar ao aparecimento de resistência aos medicamentos e a doença fica cada vez mais difícil de curar e pior ainda, este paciente pode transmitir tuberculose resistente a outras pessoas, e se elas adoecerem terão menor chance de cura.

Em São Paulo, no dia 24 de março, às 10 horas, sinos e buzinas serão tocados para alertar a população que a tuberculose é uma doença séria que ainda existe entre nós, mas que pode ser curada e erradicada.

A Secretaria Municipal de Saúde estará preparando atividades de mobilização em escolas, praças públicas e serviços de saúde para chamar atenção sobre a tuberculose.