Córrego Itaquera passa por limpeza profunda

Subprefeitura trabalha a quase três meses na desassoreação do córrego Itaquera

Desde o dia (15/03) a Subprefeitura Itaim Paulista vem realizando um trabalho de limpeza mecanizada no córrego Itaquera ao longo da Rua Árvore da Judéia, onde resíduos de materiais diversos estão sendo retirados do rio. Duas retro escavadeiras hidráulicas e cinco caminhões vasculantes trucados estão sendo utilizados e cerca de seis mil toneladas de resíduos já foram encaminhados para o aterro Itaquareias na cidade de Itaquá.

“A maior dificuldade estaria relacionada à quantidade de lixo que pode ser destinada para o aterro, pelo fato da disponibilidade de aterros ser menor do que a demanda de lixo retirada da cidade.” comenta o engenheiro responsável pela operação.

Outra exigência dos aterros é a secagem do material, isso significa que a subprefeitura tem que retirar a terra do fundo do rio e esperar secar para somente depois encaminhá-la ao aterro. Muitas vezes, essa ação é mal interpretada por conta da exposição do material que acaba provocando incômodo, mas, vale ressaltar, que o verdadeiro intuito desse trabalho é criar medidas de prevenção com o desassoreamento do córrego.

 

Materiais Inértes

 

Tipos de Aterros

São dois os tipos de aterros existentes, o de materiais inertes, que deposita materiais como entulhos de construção civil, terra e outras composições rústicas (caso do aterro Itaquareias); e o que deposita lixo orgânico, como madeiras, restos de podas de árvores e mato. Neste caso, a Subprefeitura encaminha todo o lixo orgânico retirado dos córregos para o aterro da cidade de Pedreira, região metropolitana de Campinas.