Projeto forma costureiras e gera fonte de renda

Novas costureiras saem aptas a atuarem como técnicas de corte e costura e manutenção de equipamentos

Vinte e cinco novas costureiras formadas pelo projeto “São Paulo Costurando o Futuro” – voltado para capacitação técnica de mão de obra para o setor têxtil – receberam certificados de conclusão do curso, na última sexta-feira (15/04). Esta é a primeira turma da cidade de São Paulo a se formar e, o Itaim Paulista, o primeiro bairro a receber uma oficina-escola de costura. (Inauguração ocorreu em outubro de 2010).

As estudantes saem aptas a atuarem como técnicas de corte e costura, manutenção básica de equipamentos e afins. No curso, além das máquinas: reta e galoneira, as alunas também aprenderam a manusear a máquina overlock que, além de costurar, também corta as peças.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Subprefeito do Itaim, o gerente regional do Senai e a gerente regional Capital Leste II (Sebrae) estiveram presentes ao evento. Além deles, uma representante da Singer – empresa responsável pela doação de todo o maquinário – também prestigiou a cerimônia.

O Subprefeito agradeceu a todos os parceiros que apoiaram a iniciativa do projeto, salientando sua importância para o bairro, e parabenizou a conquista das formandas, dizendo que, “com o esforço empreendido trarão melhorias e benefícios para a comunidade local”.

Uma das ex-alunas já sonha com os próximos passos a serem dados. “Quero fazer a minha própria oficina, ser dona do próprio negócio”.