Luta contra o HIV no Itaim Paulista

CTA do Itaim Paulista sai às ruas e realiza mutirão contra a AIDS e vacinação para a Hepatite B. Trabalho começou antes de 01/12 – Dia Mundial de Combate a AIDS.

A campanha “Fique Sabendo”, sob organização do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) Dr. Sérgio Arouca, está, aproximadamente, há 17 dias nas ruas do bairro, com mobilização de incentivo ao teste de aids. Com objetivo de conscientizar sobre a importância da realização do exame, o trabalho de prevenção vem sendo desenvolvido desde o dia 16/11 em locais de fluxo intenso de pessoas.

O restaurante “Bom Prato” na Avenida Marechal Tito (que serve refeições a R$ 1,00) foi o primeiro estabelecimento a receber a equipe do CTA, e lá, pessoas de diferente faixa etária, sexo e condições socioeconômicas tiveram a oportunidade de se informar um pouco mais sobre as formas de contágio do vírus HIV, além de fazerem o teste rápido de detecção do vírus.

Outro lugar visitado foi o Telecentro do Itaim Paulista. Nos dias 22, 23 e 25/11, o CTA marcou presença e a campanha foi colocada em prática.

A Subprefeitura Itaim Paulista não ficou de fora, tendo recebido a visita do CTA Sergio Arouca no dia 30/11. Nessa última terça-feira, 30 mil camisinhas (masculinas e femininas), material educativo e de prevenção foram deixadas à disposição de munícipes e funcionários. Durante as 5 horas em que a equipe do CTA esteve presente, 62 testes rápidos foram realizados.

O trabalho não para por aí. A campanha continua pelo bairro. Dia 01/12, data em que se celebra o combate ao vírus HIV, o CTA levou “Fique Sabendo” à CPTM – Estação de Trem do Itaim Paulista e retornará nos dias 4 e 09/12, das 08h às 13h, realizando testes rápidos de detecção do vírus, distribuindo preservativos de duas larguras (49 e 52 mm), gel lubrificante à base de água, material educativo e de prevenção a várias DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis e, pela primeira vez, vacinando a população contra a Hepatite B.

José Carlos Lima, passageiro do trem, atravessava o corredor da estação Itaim, quando se deparou com o serviço de saúde e aprovou a iniciativa. “É bom. Vou viajar para o norte na próxima semana e já vou prevenido”, comentou enquanto realizava o exame.

Fazer o teste de aids, é uma atitude que demonstra o quanto você se preocupa com a sua saúde. Fique Sabendo.