Limão

Limão é um distrito de São Paulo situado na zona norte do município de São Paulo. Em meados do século XIX, a região que compreende o bairro do Limão e adjacências não passava de um vasto terreno ocupado por sítio e chácaras. Esta região começou a ser habitada pelos antigos colonos da Freguesia do Ó. Nessa época, contam que foi encontrado um pé de limão bravo bem na divisa dos dois bairros, daí o nome de Bairro do Limão.

Somente em 1921 que a empresa imobiliária Matteu Beii o loteou. Na década de 1930, entretanto, é que se intensificou a instalação das primeiras famílias no bairro, dentre elas: Coronel Tristão, Siqueira, Penteado, Pedroso, depois vieram as famílias Primon, Gios, Cavallini, de Morais, Mendes de Oliveira,Figueiredo, Apolinário, Nocchierii (Coriolano) e Cápua, esta a mais rica do bairro.

O Limão é caminho para bairros como Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia e Freguesia do Ó. Suas principais vias são: Avenida Celestino Bourroul, Avenida Deputado Emílio Carlos, Avenida Antônio Munhoz Bonilha, Rua Carolina Soares, Rua Roque de Moraes e Avenida Clávasio Alves da Silva.

O aniversário do bairro do Limão já foi comemorado em 13 de novembro, porém, atualmente comemora-se em 1º de outubro.
É no Bairro do Limão onde encontramos uma das mais tradicionais escolas de samba de São Paulo. A Mocidade Alegre fica na Av. Casa Verde, entre a Av. Celestino Bourroul e a Av. Eng. Caetano Alvares.