Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha promove Carnaval de Rua

São cinco blocos que se desfilarão em locais diversos por toda região de Casa Verde

Com a idéia de resgatar a tradição do Carnaval de rua nos bairros a Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha promoverá esta festa popular em locais diversos por toda sua região.


Serão cinco os blocos que prometem agitar a festa popular que se iniciará no dia 07 de fevereiro, sábado com os desfiles dos Blocos Brás Pereira Banda Shows e Comunidade Memo Memo e no domingo, dia 08 com os Blocos Feliz da Vila e Sovoca de Cobra.


O encerramento será no dia 13 de fevereiro, sexta-feira com o Bloco Caçula do Samba que iniciará seu desfile pela rua Zilda.


O planejamento foi realizado a partir do diálogo com os organizadores dos blocos, com associações de moradores, 14 secretarias municipais e com a Polícia Militar. Foi pactuado com os organizadores dos blocos que os desfiles deverão acontecer somente até as 22h, com a dispersão no máximo até meia noite. A festa será monitorada por uma Central de Operações com todos os órgãos envolvidos.


Segundo o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) as ruas afetadas receberão coleta de lixo em horários diferenciados e haverá instalação de lixeiras para o público. A operação de limpeza envolverá recolhimento de lixo, lavagem das ruas com água de reuso e coleta seletiva.


A passagem dos blocos terá apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que atuará na sinalização, bloqueio de ruas e proibição temporária de estacionamento. O transporte coletivo será acompanhado por funcionários da São Paulo Transporte (SPTrans).


Histórico
A organização do Carnaval de Rua paulistano se iniciou em 2013, com um processo de descriminalização dos blocos e facilitação das licenças para os desfiles. “Foram três diretrizes: organização territorial com as subprefeituras, a criação de banco de dados compartilhado com todas as informações e autorização centralizada para os blocos, que antes tinham que pedir licenças a 15 órgãos”, disse o secretário municipal de Cultura em exercício, Guilherme Varella.


A partir do cadastro voluntário das entidades e da troca de experiências com outras cidades do Brasil e do mundo, foi desenvolvida uma regulamentação própria e ações de infraestrutura. O cadastro voluntário gera também informações para todos os órgãos públicos envolvidos na organização, como o número esperado de participantes, percurso planejado e dias de desfile. A adesão ao cadastro aumentou: em 2013 cadastraram-se 60 blocos e em 2014 foram 200.


Em fevereiro de 2014, foi publicado um decreto para regulamentação dos desfiles de Carnaval de Rua. O documento determina as atribuições de cada uma das secretarias, indica os dias em que os eventos poderão ocorrer e determina que a participação nas festas deve ser gratuita e livre. Segundo a Secretaria de Cultura, este ano o decreto terá alguns aprimoramentos, como a proibição de carros de som ou trios elétricos com altura superior a quatro metros. As alterações serão publicadas nos próximos dias no Diário Oficial.


Acompanhe abaixo a Programação:
1) Brás Pereira Banda Show
Duração: 1hora e 30 min
Data: 07 de fevereiro
Horário: 13h00
Publico estimado: 400 pessoas
Concentração: Bar do Joaquim – Rua João Jorge, 93 – em frente à Paróquia São Jorge
Percurso: Carolina Roque, Atlântico Meridional, Angelo Lupi, Aida Gomes de Toledo, Miguel Roque, João Roque, Fonte de Figueira, lateral da Av. Imirim e Praça Giovanni Guido Rocch.
Dispersão: Praça Giovanni Guido Rocch


2) Comunidade Memo Memo
Duração: 1hora e 30 minutos.
Data: 07 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h00
Publico estimado: 500 pessoas
Concentração: Rua Santa Eudóxia
Percurso: Rua Santa Eudóxia, Armando Coelho Silva e Rua Gabriel Couvelli.
Dispersão: Rua Gabriel Couvelli.

3) Bloco Feliz da Vila:
Duração 1 hora
Data: domingo (08 de fevereiro)
Horário : 12h00 às 17h00
Publico estimado : 600 pessoas
Concentração: Praça Centenário
Percurso: Ruas Marino Felix, Baroré, Doutor Cesar Castiglione, João Rudge.
Dispersão: Praça Walter Buff


4) Sovaco da Cobra
Duração : 1 hora e 30 min
Data: 08 de fevereiro
Horário: 15h00
Público estimado: 350 pessoas
Concentração: Rua Marambaia – Complexo Cruz da Esperança
Percurso: Rua Marambaia, Com. Amaral Mello, Euclides da Silveira, cruza avenida Braz Leme (altura loja Alô Bebê), segue à esquina Saguairu, Rua Antonio Moura e retorno à Rua Marambaia .
Dispersão: Rua Marambaia


5) Caçula do Samba
Duração : 3 horas
Data: sexta-feira (13 de fevereiro)
Horário: 20h30
Publico estimado: 500 pessoas
Concentração: Rua Zilda
Percurso: Ruas Dona Zilda altura do Nº 900 até a Rua Antonio Vera Cruz
Dispersão: Rua Doutor Sebastião de Lima