Canalização do Córrego Guaraú

 

As intervenções no córrego Guaraú estão sendo feitas em duas etapas: a primeira, em caráter emergencial, consistiu na contenção de margens, com aproximadamente 150 metros de extensão, por gabião (muro de sustentação) e serviços complementares na avenida Peri Ronchetti. Foram executadas pela Secretaria Municipal de Infra-Estrutura e Obras e incluíram a reconstrução do muro da UBS/AMA Jardim Peri, que cedeu no início de 2007 devido às chuvas.

A segunda etapa, iniciada em julho de 2007, é a canalização de mais 480 metros do córrego, margeando a avenida Afonso Lopes Vieira, a partir do largo Peri. Além da canalização, será feito um sistema viário beirando o córrego, com duas pistas, cada uma com 480 metros, totalizando 960 metros de vias que vão facilitar a circulação de veículos no bairro e o acesso à marginal Tietê.

Em abril deste ano foram removidas 130 palafitas, que estavam em cima do Córrego. O leito do Guaraú foi abaixado após 15 dias de trabalho com máquinas que removeram entulho e madeira. Depois deste trabalho de remoção, será feito um isolamento do local para evitar invasões.