A formação da pessoa idosa como liderança dos movimentos sociais da comunidade

Inicio das aulas ocorrerá no dia 22de setembro

A Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo teve aprovado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República o projeto para formação de pessoas idosas como lideranças comunitárias nos seus territórios. Esta proposta contempla também a participação de agentes multiplicadores que compõem os Núcleos de Direitos Humanos implantados em várias subprefeituras.

 

Objetivos:

Este projeto prevê um curso com objetivo de ampliar o conhecimento das pessoas idosas das comunidades situadas nas regiões mais periféricas da cidade de São Paulo estabelecendo uma relação indissolúvel entre conhecimento e prática, oferecendo-lhes subsídios teóricos que fundamentam o processo de envelhecimento individual e populacional e a sua inter-relação com as áreas de Saúde, Sociologia, História, Direito e Direitos Humanos de forma a contribuir para uma análise crítica da realidade.

O projeto prevê a capacitação de 320 pessoas idosas e agentes multiplicadores que compõem os Núcleos de Direitos Humanos com foco nas questões referentes à violência contra a pessoa idosa, assim como fortalecer a sua participação nos espaços de formulação e encaminhamento das políticas públicas voltadas a este segmento populacional.

 

Participantes:

Servidores das subprefeituras participantes dos Núcleos de Direitos Humanos;
Pessoas idosas ativas e participantes dos movimentos sociais
Os grupos serão formados por 10 participantes de cada uma das subprefeituras, totalizando 320 pessoas, sendo 7 pessoas idosas e 3 participantes dos núcleos de direitos humanos. O curso será dado em 4 macro-regiões que aglutinarão as subprefeituras de acordo com relação abaixo:
Região Norte: inclui subprefeituras da Casa Verde, Jaçanã/Tremembé, Freguesia do Ó/ Brasilândia, Vila Maria/ Vila Guilherme, Santana/ Tucuruvi e Perus;
Região Sul/ Sudeste: inclui subprefeituras de M´Boi Mirim, Santo Amaro, Campo Limpo, Jabaquara, Parelheiros, cidade Ademar, Capela do Socorro , Vila Mariana, Ipiranga, Mooca, Vila Prudente, Aricanduva, Vila Formosa;
Região Leste: inclui subprefeituras de Ermelino Matarazzo, Penha, Cidade Tiradentes, Itaquera, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, São Mateus e Guaianazes;
Região Centro/Oeste: inclui subprefeituras da Lapa, Pirituba/Jaraguá, Pinheiros, Butantã e Sé.
A capacitação ora proposta constará de um curso dividido em dois módulos, com o seguinte conteúdo programático:
 

Módulo I
· A sociedade contemporânea e o envelhecimento: países desenvolvidos e em desenvolvimento.

· A realidade do município de São Paulo: recorte da história da cidade a partir do século XX e o desenvolvimento socioeconômico do estado e do município.

· Os aspectos históricos dos movimentos sociais e a luta pelos direitos da pessoa idosa no Brasil e no município de São Paulo.

· Os direitos humanos e direitos da pessoa idosa: aspectos básicos da legislação atual. Seguridade Social.

· A Violência contra a pessoa idosa e as políticas de proteção

· As diferenças de gênero e etnia com o envelhecimento: saúde, sexualidade, discriminação, violência e papel social na busca pelas transformações.

 

 

Módulo II

· O envelhecimento populacional: aspectos sociodemográficos no Brasil e na cidade de São Paulo.

· O envelhecimento individual e a capacidade funcional.

· Promoção de saúde I: aspectos do envelhecimento, segurança alimentar, hábitos, comportamentos e cultura.

· Promoção de saúde II: aspectos do envelhecimento, o papel da atividade física, do esporte, e das atividades socioculturais; a superação de limites e o papel da dança.

· Atenção farmacêutica e cuidados em relação às doenças crônicas mais frequentes no envelhecimento.

· As políticas de atenção básica à saúde da pessoa idosa.

· As políticas de cuidados à pessoa idosa com redução da capacidade funcional. Atenção às doenças crônico-neurodegenerativas e doenças terminais.

· Encontro para avaliação final do curso. Discussão e formulação de ação continuada do projeto

 

Os dois módulos somarão uma carga horária de 80 horas, com encontros de 4 horas duas vezes por semana, num total de 20 encontros. O tempo total de duração do curso será de 2 meses e meio por turma.

 

Cronograma:

 

Aula inaugural no dia 24 de abril na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Unidade Vergueiro, situada na Rua Vergueiro, 235 – Liberdade com a presença dos alunos, da Coordenadora dos Direitos da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, subprefeitos e outras autoridades.

 

Início do curso

 

Região Leste

Turma I

Inicio das aulas ocorrerá no dia 5 de maio, com local previsto para as atividades a Subprefeitura da Vila Prudente, situada na Avenida do Oratório, 172 – Vila Prudente. Recesso durante os jogos da copa. Termino das aulas no dia 8 de agosto de 2014.

Turma II

Inicio das aulas ocorrerá no dia 14 de julho, com local previsto para as atividades na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) campus Tatuapé, situado na Rua Cesário Galeno, 448 – Tatuapé. Termino das aulas no dia 19 de setembro de 2014.

 

Região Sul/ Sudeste

Turma III

Inicio das aulas no dia 18 de agosto, com local previsto - campus Santo Amaro da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), situada na Rua Amador Bueno, 389 – Santo Amaro.Termino das aulas no dia 24 de outubro de 2014

 

Região Norte

Turma IV

Inicio das aulas ocorrerá no dia 22de setembro, no campus Vila Maria da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), situada a Rua Diamantina, 302 – Vila Maria.Termino das aulas no dia 5 de dezembro de 2014.