Grande procura pelas inscrições a eleição do Conselho Participativo na Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha

Foram 103 inscrições recebidas até as 17 hs. do último dia 07 (segunda-feira)

Nesta segunda-feira (7), 103 pessoas se candidataram na Subprefeitura de Casa Verde/Cachoeirinha para concorrer às eleições do Conselho Participativo Municipal. Após a eleição, que ocorrerá no dia 8 de dezembro, serão escolhidos 31 conselheiros nos 03 Distritos da região, sendo 14 na Cachoeirinha, 09 na Casa Verde e 08 no Limão. A média de concorrência é de 2.45 candidatos por vaga. O prazo para as inscrições se encerrou às 17h do último dia 07.

Da eleição que contará com urnas eletrônicas e pontos de votação nos 03 distritos de Casa Verde, Limão e Cachoeirinha sairão 31 representantes da sociedade civil, que formarão um colegiado para ampliar a participação popular e a transparência nos governos locais.

No dia 28 deste mês, a Comissão Eleitoral instalada na Subprefeitura publicará os nomes dos candidatos habilitados nos 03 Distritos.

Segundo o secretário de Relações Governamentais, a grande procura pelas inscrições decorreu do trabalho de divulgação realizado pelas subprefeituras e pela forma como a sociedade recebeu a iniciativa. “Agora é trabalhar para uma ampla divulgação do processo eleitoral, chamar a sociedade para participar ativamente da votação em dezembro e construir conselhos com força política e apoio popular”, destacou.


Conselho
Os futuros membros do Conselho terão a missão de fiscalizar, participar do planejamento e da aplicação de recursos públicos e das políticas públicas nos distritos e subprefeituras. A eleição é por voto direto, secreto e facultativo dos moradores do município. Por se tratar de um colegiado independente, os eleitos terão autonomia para acessar informações públicas, sugerir medidas e contestar atos do poder público nas regiões para as quais forem escolhidos pela população local.

O secretário ressaltou a importância do novo conselho dentro da ampliação da participação popular na atual gestão. “Precisamos de novos mecanismos de participação do povo para completar a democracia participativa. Esse conselho é fundamental para isso”, afirmou o secretário. “É impossível governar essa cidade do Viaduto do Chá apenas. Ou diminui a distância entre o administrado e administração ou nós não vamos ser eficientes. Isso significa que temos de dar mais força para quem está na ponta”, afirmou.
 

Primeira etapa
Na primeira etapa do processo de organização das eleições, iniciada em 7 de setembro, a Secretaria Municipal de Relações Governamentais (SMRG) realizou a eleição das comissões eleitorais locais, cuja tarefa será validar os documentos e inscrever os candidatos ao Conselho.


Votação
A eleição para os membros do Conselho Participativo será realizada no dia 8 de dezembro deste ano, em todas as subprefeituras da cidade, com suporte da Justiça Eleitoral. O processo de votação será semelhante ao que ocorre nas eleições comuns. As pessoas deverão comparecer às seções eleitorais e apresentar título de eleitor e documento oficial com foto.
Informações adicionais


O edital, formulários e consulta de informações adicionais poderão ser acessados no site do conselho