Inauguração do CAPS Cachoeirinha

Zona Norte ganha um espaço importante na recuperação, tratamento e acompanhamento de dependentes químicos

No dia 8 de junho, o Subprefeito da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão Walter Abrahão Filho acompanhou o prefeito Gilberto Kassab, na inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) Cachoeirinha, o primeiro da região norte e o 55º CAPS da cidade de São Paulo.

O CAPS é um serviço ambulatorial especializado em saúde mental que atende pessoas com transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas e tem como princípio básico a inserção social como um substitutivo à internação psiquiátrica. As unidades oferecem ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), além de realizar ações de prevenção e capacitação de recursos humanos da rede básica.

A unidade da Cachoeirinha possui estrutura para atender 220 pacientes mensalmente e conta com atendimento individual e em grupos, com atividades que permitem aos dependentes oferecer auxílio uns aos outros e criar novos vínculos sociais. Também possui dois leitos para observação e desintoxicação, e um quadro funcional formado por médicos psiquiatras, clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistente sociais, técnicos educacionais, enfermeiros e auxiliares administrativos.

O CAPS Álcool e Drogas Cachoeirinha, mantido por uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Organização Social Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, funciona na rua Desembargador Rodrigues Sette, 111, Jardim Peri, e atende os distritos da Casa Verde, Cachoeirinha e Limão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.