Programa de Metas recebe mais de 9 mil sugestões

Propostas encaminhadas pela população durante audiências públicas serão estudadas para elaboração da versão final do programa

Mais de 9 mil sugestões enviadas pela população foram recebidas para a elaboração da versão final do Programa de Metas 2013-2016. Em março deste ano, a Prefeitura apresentou 100 metas que foram discutidas em audiências públicas realizadas nas subprefeituras, no Sindicato dos Engenheiros e na Câmara Municipal.

O tema mais abordado pela população foi saúde, com 1.108 sugestões, seguido por mobilidade urbana (1.041), educação, moradia, meio ambiente, zeladoria urbana, cultura, esporte/lazer, segurança e desenvolvimento econômico. Todas as sugestões relatadas foram recebidas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, e serão estudadas para a elaboração da última versão do documento que será enviado à Câmara Municipal.

Entre as sugestões mais mencionadas pelos cidadãos, a regularização fundiária foi a mais citada, com 269 propostas. As outras sugestões específicas mais citadas foram pedidos de novas Unidades Básicas de Saúde (228), casas (215), creches (178), pavimentação (131), Iluminação Pública (116), córrego/canalização (111), recursos humanos na área de saúde (109), parques e áreas verdes (104) e vias cicláveis (104).

“O perfil indica que a espinha dorsal do Programa de Metas está na linha certa. Por exemplo: a ação isolada que foi mais pedida foi regularização fundiária, que nós estamos prevendo no Programa de Metas fazer 200 mil”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leda Paulani.

A região que mais apresentou demandas e sugestões foi a de Ermelino Matarazzo, seguida por Parelheiros, Capela do Socorro e M’ Boi Mirim. Mais de 800 mensagens foram enviadas para o e-mail do Programa de Metas.

“Todas as sugestões recebidas que não estavam no plano foram verificadas e isso possibilitará a inclusão de metas que não constavam no programa, como a implantação de políticas para idosos e a territorialização de equipamentos”, afirma Leda Paulani

Audiências Públicas
Durante o mês de abril foram realizadas 35 audiências públicas: uma em cada subprefeitura, três no Sindicato dos Engenheiros que debateram cada eixo temático (Compromissos com os direitos sociais e civis; Desenvolvimento econômico sustentável com redução das desigualdades e Gestão descentralizada, participativa e transparente) e a última na Câmara Municipal.

As mais de 6 mil pessoas que compareceram aos encontros tiveram a oportunidade de conhecer as metas propostas para cada região, debater e sugerir a inclusão de ações que beneficiam a população.

“Saí cedo de casa para acompanhar essa última audiência. Moro na periferia de São Paulo e faço questão de dar a minha opinião sobre o que tem que ser feito no meu bairro. Espero ser atendida”, disse a dona de casa Maria Aparecida do Rosário. Ela conta que fez questão de participar da audiência geral do Programa de Metas 2013-2016, realizada na Câmara Municipal no dia 30 de abril, e solicitou mais creches para a região do Aricanduva, na Zona Leste da cidade.

Sugestões por tema:
Saúde – 1.178
Mobilidade – 1.041
Educação – 844
Moradia – 729
Meio Ambiente – 514
Zeladoria Urbana – 399
Cultura – 395
Esporte e Lazer – 387
Segurança – 378
Desenvolvimento econômico – 273

Sugestões específicas
Regularização fundiária - 269
Equipamento UBS - 228
Unidades Habitacionais -215
Creches – 178
Pavimentação - 131
Iluminação pública - 116
Canalização de córrego - 111
Recursos Humanos - 109
Áreas verdes/parques -104
Vias cicláveis – 104

Principais locais das sugestões
Ermelino Matarazzo – 546
Parelheiros – 535
Capela do Socorro – 452
M´Boi Mirim – 438
Freguesia do Ó/Brasilândia – 397