Virada Cultural 2013 terá esquema especial de transporte público

Linhas de ônibus, trens da CPTM e Metrô oferecerão atendimento diferenciado para o público da Virada Cultural 2013. No evento do ano passado, 89% utilizaram transporte ou foram a pé para curtir as atrações

A SPTrans disponibilizará 44 linhas de ônibus para atender o público da Virada Cultural 2013, que será realizada das 18h de sábado (18) até as 18h de domingo (19) em vários locais da cidade. Os veículos circularão inclusive durante a madrugada. Além disso, uma linha especial trafegará em sentido circular, atendendo os quatro terminais de ônibus no Centro, com o letreiro “Virada Cultural”, a partir do inicio do evento.

 

A estimativa da Prefeitura é de que 4 milhões de pessoas acompanhem as mais de 900 atrações da Virada. As seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e as cinco linhas do Metrô também funcionarão por 24 horas ininterruptas, garantindo ao público a possibilidade de se locomover entre as atrações.

 

A medida conjunta entre Prefeitura e Estado beneficiará a maioria dos visitantes da Virada Cultural já que, em 2012, cerca de 89% do público utilizou transporte público ou foi a pé para curtir as atrações. Segundo dados da SPTuris, 48,1% das pessoas utilizaram o Metrô, 22,4% os ônibus, 13,6% se locomoveram a pé e 4,9% usaram os trens da CPTM.

 

Ônibus
Além das 44 linhas para atender o público da Virada, outras 28 linhas farão a integração com o sistema metroviário, com início às 23h de sábado até as 6h de domingo. A SPTrans alterou, ainda, o itinerário de 121 linhas devido à interdição das vias para as atividades culturais.

 

Metrô
As 64 estações das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), 4-Amarela (Butantã-Luz) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze) estarão abertas para embarque e desembarque, das 4h40 do sábado (18) até 0h de segunda-feira (20).

 

O carregamento de créditos nos bilhetes eletrônicos em máquinas de autoatendimento poderá ser feito normalmente nos horários de funcionamento de todas as estações, exceto em Vila Madalena, Sumaré, Clinicas, Consolação, Trianon e Chácara Klabin, que farão o atendimento em guichês. O Metrô e a ViaQuatro, porém, recomendam aos usuários a compra antecipada dos bilhetes para as suas viagens, para facilitar o acesso às estações.

 

Trens
Todas as linhas do sistema (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) funcionarão a partir da 1 hora de sábado (18), com intervalo médio de 30 minutos, até a 1 hora de segunda-feira (20). A partir das 4h40 da segunda, as linhas da CPTM voltam a funcionar com intervalo médio de seis minutos.

 

Trânsito
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação especial para monitorar o trânsito. A CET contará com 360 operadores, utilizará 600 cavaletes, 85 cones, 60 faixas e 40 banners de orientação.

 

As primeiras ações começaram na noite de terça (14) para montagem dos palcos e vão até a madrugada de segunda-feira (20), na desmontagem de todas as estruturas. A CET recomenda que as pessoas utilizem o transporte público para chegar ao evento.

 

As ciclofaixas Centro, Luz e Vergueiro não serão ativadas pela CET por conta da grande concentração de eventos. As ciclofaixas Sul/Oeste (Parques), Zona Norte, Zona Leste, Paulista-Ibirapuera e Lazer Guarapiranga funcionarão no domingo, das 7 horas às 16 horas.

 

Limpeza urbana

A Virada Cultural 2013 também contará com um serviço especial de limpeza e coleta seletiva durante todo o evento.

 

Os sistemas de varrição e coleta funcionarão por 24 horas, com 1.050 homens por cada um dos quatro turnos. Serão instaladas 1,3 mil lixeiras para o evento, além das 1,2 mil papeleiras já existentes nos postes.

 

Mais de 200 veículos entre caminhões de coleta, pipas, sugadores e varredeiras operarão durante o evento, que contará com 200 Pontos de Entrega Voluntária (PEV).

 

Dez cooperativas conveniadas da Prefeitura ajudarão na coleta seletiva, com 153 cooperados divididos em dois turnos. Em 2012, houve a participação de cinco cooperativas, que coletaram 22,5 toneladas de resíduos recicláveis.

 

Atrações
Em sua nona edição, a Virada Cultural 2013 contará com 900 atrações, distribuídas em mais de 120 locais da cidade. Neste ano, a Prefeitura investiu R$ 10 milhões no evento, 25% a mais do que em 2012.

 

Além do investimento, a área de abrangência também cresceu. Novos endereços foram integrados no roteiro, entre eles o Vale do Anhangabaú, a rua 25 de março, a Praça Roosevelt e o Mercado Municipal.

 

Outra novidade da edição 2013 é a Viradinha, que terá programação especial voltada às crianças da Estação e no Parque Jardim da Luz.

 

Aplicativo
Uma parceria firmada com o Google para a edição deste ano possibilitou a criação de um aplicativo para facilitar a vida do público da Virada. Além do acesso à programação, o aplicativo permite criar uma agenda com o seu line-up personalizado, marcar favoritos, localizar palcos a uma distância de até 2 km e classificar os espetáculos. O software traz ainda um mapa com informações úteis, como locais dos banheiros, postos de policiamento, postos de saúde e estações de metrô. O aplicativo já está disponível para download nas versões iOS e Android.

 

Segurança e Saúde

Para dar mais comodidade e tranquilidade aos visitantes da Virada Cultural 2013, o evento contará com um grande aparato de segurança e saúde para atender as cerca de 4 milhões de pessoas.

 

Na parte de saúde e emergência, estarão disponíveis 42 ambulâncias e 16 UTIs móveis, além de quatro postos médicos, em pontos estratégicos, cada um com dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos em pontos estratégicos.

 

Além disso, 1,3 mil seguranças particulares garantirão a tranquilidade dos 25 palcos, oito pistas e 22 intervenções como teatros e música de rua, com apoio de centenas de homens da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana.

 

Ambulantes
As equipes que fiscalizarão ações de ambulantes terão 140 pessoas, com 18 kombis e 18 caminhões.

 

Banheiros
A Virada Cultural 2013 contará ainda com mil banheiros públicos, entre padrões e especiais para os visitantes.