Exposição "Escavando o Passado - arqueologia na cidade de São Paulo"

A mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade

O subprefeito da Casa Verde acompanhou o prefeito de São Paulo e os secretários de Coordenação das Subprefeituras e de Cultura em visita realizada dia 14 de janeiro à exposição "Escavando o Passado - arqueologia na cidade de São Paulo", no Sítio Morrinhos, Casa Verde.
A mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade, desde o início das ocupações até as primeiras vielas, caminhos e ruas que resultaram na atual metrópole.
A exposição também apresenta o modo de vida em São Paulo a partir do século XVI, com uma mescla indígena, mameluca, africana e européia. Esse cotidiano é retratado pelos objetos retirados das escavações das antigas casas bandeiristas e de outros edifícios de valor histórico e cultural, como ferramentas de caça, vestimentas recuperadas, vasilhas, tigelas e jarros confeccionados por índios ceramistas, a partir do século VIII. Mapas ilustram os principais sítios arqueológicos pré-históricos, os antigos aldeamentos e as rotas fluviais mais importantes.
O Sítio Morrinhos é um conjunto arquitetônico composto pela casa sede, construída no início do século XVIII, por diversas construções anexas datadas da segunda metade do século XIX e outras do início do século XX. Todo o conjunto está implantado no centro de uma extensa área verde formada por árvores frutíferas e ornamentais.

Sítio Morrinhos
Rua Santo Anselmo, 102, Jardim São Bento. Tel. (11) 2236-6121.
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada franca - Visita orientada.